ABRE visa promover a responsabilidade ambiental

Editoria: Vininha F. Carvalho 25/08/2003

O principal objetivo do Estande do Comitê de Meio Ambiente da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem neste ano na Fispack/Fispal foi levantar a importância das questões ambientais junto aos setores públicos e privados e mostrar como funciona a reciclagem de embalagens e o que pode ser feito para maximiza-la.

Presente já pelo segundo ano consecutivo, a entidade visa com a abordagem deste tema estimular sua discussão apresentando, durante a feira, as atividades que as indústrias estão realizando em benefício do meio ambiente.

O objetivo da ABRE foi promover a conscientização dos visitantes em relação a estas ações. Junto a estas atividades já existentes, a ABRE também apresentará ao público uma atividade educativa, onde os participantes puderam identiticar o que é reciclável, aprendendo assim a separar o seu lixo de casa. Para isso contou com a parceira de outras instituições do setor: ABAL, ABIVIDRO, ABEPET, ABEAÇO, PLASTIVIDA,ABPO e Tetra Pak.

Preservação do Meio Ambiente

A indústria de embalagem destaca-se pela sua responsabilidade ambiental. As embalagens que se encontram no mercado são recicláveis e já atingem altos índices de reciclagem apesar desta atividade depender principalmente de iniciativas pontuais ou dos catadores. Ainda poucas prefeituras no Brasil implantaram coleta seletiva do lixo domiciliar, sistema responsável por impulsionar a reciclagem nos países.

O setor investe ainda na adoção de técnicas de produção limpa, redução do consumo de energia e recursos naturais por meio da diminuição da espessura e peso das embalagens.

As embalagens descartadas e recicladas são importante fonte de matéria-prima para a fabricação de novos produtos e novas embalagens, conforme legislação. Os segmentos automobilísticos, construção civil, têxtil, e de utensílios gerais, entre outros, são grandes usuário deste material reciclado.

Para discutir essas e outras questões, a ABRE esteve na FISPACK/FISPAL – 19a Feira Internacional de Embalagens & Processos, maior evento do setor de embalagem e processos industriais, que aconteceu de 10 a 13 de junho, no Anhembi, em São Paulo. Com o objetivo de participar ativamente do setor e alavancar novos negócios, a entidade terá, além do estande de Meio Ambiente, os estandes do Comitê de Design, de Exportação e Institucional.

SOBRE A ABRE

A ABRE - Associação Brasileira de Embalagem, é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1967 com o objetivo de representar os interesses da indústria de embalagem, fomentar as atividades deste setor bem como proporcionar ferramentas e estimular o constante aprimoramento das embalagens brasileiras.

A representatividade da ABRE abrange toda a cadeia produtiva de embalagem, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design e usuários de embalagem (fabricantes de produtos).

A entidade promove eventos de atualização e formação para a indústria de embalagem, encontros dos Grupos de Trabalho de Normas Técnicas, GPE - Grupo de Profissionais de Embalagem e dos Comitês de Design, Estudos Estratégicos, Exportação e Meio Ambiente onde são discutidos temas pertinentes ao setor.

O CENADE - Centro Nacional de Apoio ao Desenvolvimento de Embalagens dispõe de dados de mercado e de um extenso cadastro de fabricantes de embalagens, seus equipamentos e acessórios.

Fonte: Matéria Prima Assessoria de Comunicação