Vanderlei Cordeiro viaja para Suiça

Editoria: Vininha F. Carvalho 01/06/2005

Uma virose atrasou para esta quarta-feira a viagem de Vanderlei Cordeiro de Lima, da equipe Pão de Açúcar / Clube de Atletismo BM&F, para a Suíça, onde será julgado, na Corte Arbitral do Esporte (CAS), o pedido do atleta e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) referente à conturbada maratona da Olimpíada de Atenas.

Os apelantes reivindicam a anulação da medalha de bronze e a entrega da medalha de ouro da prova. A comitiva do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) viajou nesta terça-feira para a Europa.

“Peguei uma virose, que me deixou com uma infecção. Havia até uma suspeita de dengue, mas não é nada grave. O médico receitou um antibiótico e já estou um pouco melhor. Mas tive de ficar de repouso nesta terça”, disse Vanderlei. O maratonista está um pouco cético em relação ao julgamento desta sexta-feira.

“Vamos ver o que acontece. Se pintar a medalha, seria ótimo, seria mais um ouro para nós. Mas é difícil que o tribunal reverta o resultado.”

Vanderlei liderava com folga a maratona em Atenas quando foi segurado e atirado ao chão pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan, no dia 29 de agosto de 2004, conquistando, mesmo assim, a medalha de bronze. A vitória, na ocasião, ficou com o italiano Stefano Baldini, que seguiria com o ouro mesmo se a CAS julgar em favor do brasileiro.

O COB e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) entraram com recurso pedindo o ouro, mas a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) negou. O COB e o atleta, então, apelaram à última instância do esporte.

Caso a CAS julgue em favor de Vanderlei, o Brasil pode acumular seis medalhas de ouro na Olimpíada de Atenas. O país efetivamente ficou no lugar mais alto do pódio quatro vezes na Grécia (seleção masculina de vôlei, Ricardo/Emanuel no vôlei de praia e os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt).

Porém, o COB apenas aguarda comunicado sobre a anulação da vitória do irlandês Cian O´Connor na prova de saltos no hipismo. O’Connor teria competido com cavalo pego em exame antidoping e o ouro ficaria para Rodrigo Pessoa, segundo colocado na disputa.

Fonte: ZDL de Comunicação

Endereço: