Editoria: Vininha F. Carvalho 01/06/2005
O Ministério do Turismo e a EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) realizam, de 1 a 5 de junho, durante o Salão de Turismo –Roteiros do Brasil, em São Paulo (SP), uma pesquisa em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas).
A enquete busca identificar o perfil do visitante do Salão, além da movimentação econômica e a expectativa de negócios gerados durante todo o evento. Serão levados em conta os gastos com hospedagem, traslado e alimentação, mais o gasto operacional com o próprio Salão, além da geração de negócios propriamente dita.
Com os resultados da pesquisa o Ministério e a EMBRATUR esperam traçar estratégias para o desenvolvimento do turismo brasileiro. Para sua elaboração serão realizadas entrevistas com todos os expositores e cerca de 1500 visitantes.
De acordo com Luiz Gustavo Barbosa, coordenador do núcleo de Turismo da FGV, os grande eventos deveriam ter sempre a preocupação de mensurar o impacto econômico e o perfil dos participantes, inclusive para serem melhor dimensionados: “As políticas públicas do turismo doméstico brasileiro são baseadas nesses resultados”.
Para a realização das pesquisas, a FGV conta com 20 estudantes de turismo da capital paulista, que terão certificado do seminário e uma declaração dos serviços realizados disponibilizados pela fundação.
Os trabalhos serão coordenados por cinco profissionais da própria FGV, além de funcionários do Ministério do Turismo, responsável pelo Salão. O ministro do turismo, Walfrido dos Mares Guia, anuncia durante o evento, no dia 2, às 10h30, os resultados do 6º Boletim de Desempenho Econômico do Turismo Brasileiro.
O levantamento é realizado em parceria com o Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria (NEATH) da FGV. A pesquisa é um raio X trimestral da economia do setor. Considera o momento atual dos negócios, o trimestre imediatamente anterior, o trimestre imediatamente posterior e, também, um horizonte que pode abarcar até os próximos 12 meses.