O triathlon Rota do Sol terá a largada na praia de Camburi

Editoria: Vininha F. Carvalho 15/04/2005

A segunda seletiva para a formação da seleção brasileira permanente será realizada neste domingo, com a disputa do Triatlo Rota do Sol, em molde olímpico, com 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

A largada está marcada para 9h30, na praia de Camburi, em Vitória (ES), com a participação de cinco atletas da equipe Pão de Açúcar: Carla Moreno, Mariana Ohata, Sandra Soldan, Virgílio de Castilho e Paulo Miyasiro.

A prova feminina reunirá, pela primeira vez no ano, Carla, Mariana e Sandra, o trio que representou o Brasil nas Olimpíadas de Sydney e de Atenas. Enquanto Carla ganhou seis provas na temporada, Mariana e Sandra enfrentaram problemas físicos e perderam alguns eventos. Mas ambas vêm motivadas por dois títulos importantes.

Sandra conquistou no último domingo o Brasileiro de Longa Distância, em Florianópolis, em sua estréia neste tipo de prova. “Minha prioridade sempre será o triatlo olímpico e a esta vaga na seleção é importantíssima. Essas provas de longa são como fortes treinamentos para me preparar para as provas internacionais do segundo semestre”, afirmou Sandra, também patrocinada por Brasil Telecom, Mizuno e PowerBar. A carioca teve uma semana de descanso, para recuperar-se da competição em Santa Catarina, bastante desgastante.

Já Mariana foi campeã, em março, do Brasileiro de Curta Distância, em Goiânia, quando quebrou uma série invicta de cinco títulos de Carla. Para Vitória, no entanto, ela terá de superar também um forte resfriado, que a incomodou na última semana. “Vou para brigar por um lugar no pódio, embora meu rendimento possa ficar abaixo do esperado. Agora, com a Sandra, a competição estará mais forte, mas meu treinamento foi mantido e estou com bom ritmo de prova” afirmou a triatleta, inscrita por Santa Catarina, também patrocinada por Brasil Telecom e Mizuno.

Em reta final de preparação para a estréia no Ironman Brasil, em maio, Carla Moreno afirma que vai ao Espírito Santo com pretensão mais modesta. “Depois do Fast, encarei todas as provas como preparação, para manter ritmo. Mas comecei a treinar em volume muito alto por causa do Ironman. Entrei na parte dura e vou estar mais cansada nas provas, mas quero estar no pódio. Quero fazer parte da seleção e a regra prevê a soma de dois resultados”, disse a triatleta, que tem o patrocínio de Nike, PowerBar e Unimonte.

Entre os homens, a disputa é mais acirrada. “Considero nossa prova bem mais forte, temos praticamente dez atletas com condições de formar a seleção”, disse Virgílio de Castilho, atleta Brasil Telecom, competindo por Santa Catarina. “Estou bem preparado e treinando para o Campeonato Brasileiro, em que vou tentar recuperar meu título”, completou Virgílio, campeão nacional em 2003 e vice no ano passado. Um de seus rivais na disputa é o santista Paulo Miyasiro, patrocinado por Unimonte, Terracom e Prefeitura de Santos.

A primeira seletiva foi realizada em março, no Continental de Vila Velha, também no Espírito Santo. Na ocasião, Carla Moreno, Mariana Ohata, Aglaé Menezes e Maria Soledad Omar foram as primeiras colocadas e Antônio Marcos, Juraci Moreira, Virgílio de Castilho e Paulo Miyasiro foram os melhores na prova masculina. A definição da seleção será feita após o Campeonato Brasileiro, no dia 15 de maio.

Fonte: ZDL de Comunicação

Endereço: