Gustavo Borges reúne passado, presente e futuro

Editoria: Vininha F. Carvalho 15/10/2004

O nadador Gustavo Borges marcou para o dia 28 a festa de despedida de sua carreira, uma das mais vitoriosas do esporte brasileiro. Em um evento no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, ele deve reunir 23 nadadores. Entre os nomes já convidados estão atletas que marcaram sua carreira ou representam o futuro da natação nacional.

Thiago Pereira, que recentemente conquistou quatro medalhas no Mundial de piscina curta (25m), é o destaque da série masculina. O atleta fluminense vai nadar ao lado de outros nadadores de grande potencial, que serão confirmados nos próximos dias.

Thiago foi campeão nos 200m medley e ficou com a medalha de bronze nos 100m medley do Mundial de Indianápolis, no início do mês, nos Estados Unidos. As outras duas medalhas vieram nos revezamentos: prata no 4x200 livre e bronze no 4x100 livre. Desde 1997, quando Gustavo conquistou o ouro nos 200m livre no Mundial de Gotemburgo, na Suécia, o país não vencia em um Mundial oficial da Federação Internacional de Natação (Fina).

"Os atletas ainda em atividade marcam o presente e o futuro da natação do Brasil. Foi por isso que convidei um grupo de nadadores. Não queria cometer nenhuma injustiça", comenta Gustavo Borges, ganhador de 19 medalhas pan-americanas.

Haverá ainda a disputa de uma prova feminina e os destaques brasileiros também estão sendo convidados. A bateria que conta com Gustavo Borges e mais sete atletas ou ex-atletas fecha o evento. "Serão pessoas que nadaram comigo,conquistaram medalhas comigo ou fizeram parte da minha carreira de algum jeito", explica o atleta que ganhou quatro medalhas olímpicas.

Entre os convidados está Fernando Scherer, o Xuxa. Ao lado de Gustavo, ele personificou uma geração da natação do país que brilhou nos últimos dez anos. Os dois conquistaram, juntos, a medalha de bronze no revezamento 4x100 m livre nos Jogos de Sydney-2000. "São 15 anos de natação com ele. E nossa rivalidade, quase uma década de duelos, ajudou no crescimento do esporte no Brasil", conta.

Rogério Romero, cinco participações olímpicas, também cairá na piscina do Pinheiros. "Não conquistei nada com o Rogério, mas por toda a minha vida na natação ele estava ao meu lado. Ele estava em todas as seleções de que participei".

Completam a bateria Cassiano Leal, ex-nadador e sócio da academia Gustavo Borges Natação e Fitness, e Teófilo Ferreira, que disputou a Olimpíada de Barcelona.

Gustavo convidou também adversários estrangeiros como Matt Biondi, Pieter Hoogenband e Alexander Popov, que não estarão no Brasil por problemas de agenda. O técnico John Urbanchek, que orientou Gustavo nos Estados Unidos, estará na despedida do nadador brasileiro.

Patrocinada pela Tetra Pak, que apóia o nadador há um ano através da campanha Pratique Leite, a festa é organizada pela Impact Sports Marketing, empresa de marketing esportivo. “A despedida de Gustavo Borges tem de ser marcante. Afinal,ele teve uma carreira vitoriosa e merece uma grande festa”, diz Paulo Roberto Al-Assal, diretor geral da Impact Sports.

Ficha Técnica - Gustavo Borges

Nome completo: Gustavo França Borges

Data de nascimento: 02/12/72 - Ribeirão Preto/SP

Escolaridade: Formado em Economia pela Universidade de Michigan, EUA

Clubes que já representou: A.A. Ituveravense, A. A. Francana, São Carlos Clube, C.R. Vasco da Gama e Esporte Clube Pinheiros (atual).

Escolas que representou: Bolles School (Flórida) e Universidade de Michigan, EUA.

Altura: 2,04 m

Peso: 95 kg

Pé: 47

Recordista: sul-americano dos 200m livre em piscina curta (1min44s40) e longa (1min48s08)

Quatro medalhas olímpicas: prata nos 200m livre em Barcelona e em Sydney, e bronze nos 100 m livre em Atlanta e no revezamento 4 x 100m livre em Sydney

Fonte: ZDL de Comunicação

Endereço: