Gastronomia local é ferramenta de atração turística e gera competitividade

Editoria: Vininha F. Carvalho 09/11/2015

Quanto mais o interesse pela gastronomia aumenta, mais esse segmento contribui para a expansão do turismo em regiões que exploram seus produtos alimentares de forma estratégica. Seja o vinho no Vale dos Vinhedos, o queijo na Serra da Canastra ou os chocolates na Amazônia, a comida e a bebida são o chamariz que atrai quem pretende provar e conhecer melhor essas origens e atribuem competitividade aos pequenos negócios dessas localidades.

Essa relação foi abordada por profissionais do segmento de alimentação fora do lar durante a 27ª Edição do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), entre os dias 6 e 7 de novembro de 2015. “

Os turistas hoje estão mais bem informados e querem mais do que visitar belas paisagens. Eles querem vivenciar experiências locais, conhecer a comida do lugar de forma mais profunda. Então, é preciso que os destinos estabeleçam estratégias para explorar a gastronomia como fator de desenvolvimento por meio do turismo, ainda mais agora que o brasileiro está viajando mais dentro do país por conta da crise”, afirma o gerente de Serviços do Sebrae Nacional, André Spínola.

Num estande que lembra um avião, a instituição mostrou como algumas regiões têm usado a gastronomia como fator competitivo. O visitante irá interagir com telas touch para conhecer os principais destinos turísticos gastronômicos do país.

Também assistiram a 7 mini palestras e degustar produtos típicos de diversas regiões do país. Proprietário dos bares Quintana e Veríssimo, de São Paulo, o chef Marcos Livi vai revelar os segredos da nova cozinha do Sul do Brasil a partir dos ingredientes. “

"Quero alertar sobre a importância da valorização dos produtos locais que, embora se apresentem como um verdadeiro diferencial competitivo, muitas vezes não são apresentados aos turistas por uma questão de preconceito dos próprios empreendedores locais. É preciso realizar uma mudança cultural. Os destinos precisam enxergar o que têm de melhor e oferecer a quem os visita”", afirma o empresário.

Com experiência de mais de 25 anos na cozinha, o pernambucano César Santos falou sobre a importância de reconhecer a gastronomia como cultura, de resgatar os ingredientes regionais e de valorizar os pequenos produtores.

Há 14 anos, ele realiza o Festival Gastronômico de Pernambuco, que ajuda na divulgação da diversidade de produtos da região em outras localidades. “Convidamos chefs de cozinha de outros Estados para fazer um intercâmbio com os daqui. Dessa maneira, eles passam a conhecer os ingredientes e seus preparos, e divulgam esse conhecimento em suas cidades”, afirma César Santos.


Fonte: Sebrae