Quem tem assessoria de comunicação sai na frente

Editoria: Vininha F. Carvalho 07/07/2015

Atualmente, o mercado encontra uma grande concorrência nos mais diversos setores. De empresas tradicionais à profissionais liberais, não é raro ouvir que o número de clientes e/ou de vendas vem caindo.

Diferentemente de como era alguns anos atrás, hoje, a divulgação é parte essencial para quem quer lucrar com seu negócio, visto que o antigo "boca a boca" não é mais o suficiente para chamar o público.

As pessoas querem saber quais os produtos são oferecidos, o diferencial da empresa e quais as facilidades e benefícios para os clientes, por exemplo. É aí que entra o papel de Assessor de Imprensa, o grande aliado para quem quer ser bem sucedido.

De forma resumida, a Assessoria da Imprensa, área que mais emprega jornalistas no Brasil (68% dos graduados), segundo a Federação Nacional de Jornalistas, é a empresa que visa conquistar mídia espontânea (gratuita) nos veículos de comunicação, enviando press-releases, textos de caráter jornalístico com assuntos interessantes e relacionados ao produto ou serviço de seus clientes, ou pautas para os jornalistas.

Verônica Pacheco, fundadora da Toda Comunicação, empresa com matriz no Rio de Janeiro e filial em Curitiba que atua no mercado há mais de 11 anos, explica que o papel do assessor é o de manter um bom relacionamento com a mídia.

"O objetivo da assessoria é colocar seu(s) cliente(s) no maior número de publicações possíveis. Um trabalho continuado da assessoria de imprensa permitirá que o cliente crie um vínculo de credibilidade e fortaleça uma imagem positiva perante a sociedade", afirma.

A jornalista e empresária diz que é importante frisar o fato de que o papel do assessor não é vender o cliente (a fonte), mas, sim, conquistar a mídia de maneira eficiente.

"Apesar de não existir algum tipo de garantia que o assessor consiga espaços na mídia para seu cliente, na maioria dos casos a experiência é positiva para todos. Como resultado, a empresa acaba por perceber um fortalecimento da sua marca e difusão de informações positivas sobre seus serviços e produtos, o que se dá por meio de maior presença nos mecanismos de busca, por exemplo," explica.

Apesar de uma assessoria de imprensa trabalhar com base no mailling (envio de e-mails para jornalistas com pautas e informações sobre os clientes), os veículos online não é o único foco.

"Na Toda Comunicação, sempre buscamos encaixar o cliente em programas de TV e rádio também, para que todo seu potencial seja atingido. Por meio de trabalhos com as redes sociais, é possível, também, alcançar um público maior, e, quando isso é combinado com otimização para mecanismos de busca (SEO, Search Engine Optimization), é mais uma garantia que o cliente ficará no topo das pesquisas, alcançando um público maior", finaliza.

Fonte: Verônica Pacheco