Editoria: Vininha F. Carvalho 05/06/2015
No dia 5 de junho o planeta celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada pela ONU em 1972 para estimular a reflexão sobre a importância da consolidação de uma cultura mundial de sustentabilidade. Cada vez mais, há uma busca por materiais ecológicos e sustentáveis em todos os segmentos da sociedade, mas poucos deles estão tão presentes na nossa vida quanto o cobre.
A cada ano, cerca de 26 milhões de toneladas de cobre refinado são consumidos em todo o mundo para inúmeras formas de aplicação do metal. Alguns são mais populares, tais como os fios utilizados nas instalações elétricas, tubos para a condução de água e placas de aquecedores solares, entre outros. Mas esse metal também é utilizado em muitas outras áreas, promovendo o desenvolvimento social e econômico de maneira sustentável e ecologicamente amigável.
A demanda por energia no planeta cresce rapidamente, por isso a eficiência energética tem papel fundamental para que os países possam preservar seus recursos naturais. Melhorar essa eficiência contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa decorrentes da eletricidade gerada por combustíveis fósseis.
Sistemas eficientes e renováveis – sejam eles alimentados pelo sol, vento ou água – dependem do cobre para transmitir a energia que geram com a máxima eficiência e mínimo impacto ambiental. O metal também é um material essencial para construir os sistemas de energia do futuro, como os sistemas de energia solar. Produtos feitos com ele são mais resistentes à corrosão, por isso, utilizados em equipamentos elétricos como geradores e transformadores.
Outra característica importante é que o cobre é um dos poucos materiais que podem ser reciclados várias vezes sem qualquer perda de desempenho, ajudando a preservar recursos naturais valiosos, economizando energia e reduzindo as emissões de CO2. Os processos de reciclagem atuais são eficazes e a inovação neste setor é constante, facilitando a sua recuperação no final da vida útil.
Em relação à qualidade do ar, o metal está presente nas instalações de ar condicionado devido à sua alta condutividade térmica, resistência à corrosão, infinita capacidade de reciclagem e efeito antimicrobiano.
Aparelhos de ar condicionado contaminados por bactérias podem causar infecções, reações alérgicas ou outros efeitos tóxicos. As propriedades antimicrobianas presentes nele são capazes de matar bactérias, vírus e fungos com rapidez.
Com base no atual conhecimento sobre a disponibilidade geológica e na inovação contínua da indústria, o cobre continuará a ser um contribuinte vital e positivo para a sociedade no futuro. O metal pode ser encontrado na superfície terrestre, nos oceanos, rios e lagos. É um elemento essencial para a vida dos seres humanos, animais e plantas. Com base nos estoques atuais e após a descoberta de novas reservas em todo o mundo, a produção está assegurada por muitas décadas, garantindo à sociedade a manutenção deste material tão importante para o desenvolvimento de políticas para o meio ambiente.
- Sobre o Procobre:
O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é a promoção do uso do cobre, a fim de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de novas aplicações e difundir sua contribuição ao melhoramento da qualidade de vida e ao progresso da sociedade. O Procobre faz parte da Internacional Copper Association (ICA), com sede em Nova Iorque, encarregada de liderar a promoção do cobre mundialmente.
- Sobre a International Copper Association:
A International Copper Association (ICA) difunde o conhecimento e uso de cobre comunicando os atributos únicos que tornam este elemento sustentável um colaborador essencial para a formação da vida, aos avanços na ciência e tecnologia e à melhoria da qualidade de vida em todo o mundo. Os 43 membros da ICA representam a maioria da produção mundial de cobre refinado e estão entre os maiores produtores de cobre, fabricantes e companhias de cabos e fios.