A desorganização rouba energia

Editoria: Vininha F. Carvalho 18/02/2015

Você já reparou como a desorganização rouba nossa energia? Quando não conseguimos realizar o que planejamos é comum nos sentirmos estressadas e desanimadas.

Sabe aquela sensação ao fim do dia de estar sendo engolida pelo tempo, quando não conseguimos dar conta das tarefas pendentes, ou no lado oposto, simplesmente de tempo perdido?

A Coach e Psicóloga Cintia Seabra ensina como reverter essa situação e fazer o dia render a seu favor:

- Comece fazendo uma lista dos afazeres diários

É interessante que no dia anterior, à noite, se faça uma lista das tarefas/atividades a serem realizadas no dia seguinte. “Esta atitude funciona como uma espécie de "download mental", já que você transfere de sua cabeça para o papel tudo o que realmente é importante ou necessário realizar. Feito isto, você não precisa mais ficar "puxando na memória" o que tem que fazer. Você pode relaxar e ter uma boa noite de sono”, orienta Cintia.

Quanto mais clareza você tiver sobre a qualidade da utilização do seu tempo, mais o seu dia irá render. Liste seus compromissos por grau de prioridade:

- Atividade Urgente – aquela que você não pode deixar de executar, como: entrega de um relatório, ir ao médico, levar o carro na oficina mecânica...

- Atividade Importante – tudo o que tem prazo e traz resultados. Por exemplo: pagamento de uma conta, estudar para uma prova, abastecer a geladeira e armário.

- Atividade Circunstancial – é tudo o que é excessivo ou não traz resultado nenhum, nos dá a sensação de perda de tempo. Como: horas exageradas nas redes sociais, na frente da televisão, ou mesmo dormindo além da conta.


- Não tenha medo de pedir ajuda:

Divida suas tarefas. “Pedir ajuda para equipe de trabalho, familiares ou amigos pode ser uma ótima alternativa para você conseguir respirar diante do acúmulo de compromissos que você tem”, orienta a Coach.


- Aprenda a falar não:

Antes de tudo, vale frisar que isto nada tem a ver com egoísmo. Tenha clareza que se você já está cheia de atribulações, vai ficar muito complicado dar o seu melhor para algo mais. Além disso, não é nada interessante você abraçar mais uma atividade e fazer de qualquer jeito, ou então prejudicar sua saúde física ou mental por isto, não é mesmo? Cada não que você consegue falar para o que não quer, é um sim que você consegue falar para você.


- Motive-se:

Para manter-se com a energia em alta é importante você ter consciência se está utilizando seu tempo de forma inteligente e proveitosa. Antes de realizar determinada tarefa, analise os benefícios que ela vai te proporcionar ou o que você poderá perder caso não a execute. “Quanto mais clareza você tiver dos ganhos ou das perdas, mais motivação você terá para usar seu tempo de forma otimizada no seu dia a dia. Isto é treino! Você precisa praticar no seu dia a dia para instalar este hábito e ter mais qualidade de vida ao invés de se estressar por perder tempo em atividades que não levam a nada”, diz Cintia.


- Descanse!

Uma outra dica é: A cada uma hora e meia, dê pausas no que esteja fazendo. Simplesmente levante da cadeira, estique suas pernas, vá tomar um copo d’água, respire... Isto vai ajudar você a oxigenar o seu cérebro, assim suas atividades terão melhor fluidez e você irá minimizar seu grau de estresse.

Fonte: Cintia Seabra - Psicóloga