Editoria: Vininha F. Carvalho 15/04/2015
Economia e sustentabilidade nunca estiveram tão em evidência como atualmente. A crise hídrica enfrentada pelos brasileiros fez com que os mesmo mudassem seus hábitos e adotassem medidas que se adaptam a essa realidade.
A tendência agora é pensar sustentável, ou seja, limpar ao invés de lavar! Por que gastar litros e litros de água, contribuindo com o desperdício, sendo que é possível atingir o mesmo objetivo de outra forma? O dia a dia tem mudado, “pequenas” atitudes também.
Vassouras, flanelas, planos de redução de consumo entram em cena, e a água cumpre o papel de coadjuvante nessa história. Atitude que faz bem a você, ao futuro do mundo e ao seu bolso.
Várias ações podem evitar o desperdício de água. Você imagina quantos litros de água gasta em um só dia? Não? Nós te informamos. Para se ter uma ideia, uma lavagem de carro consome, em média, 300 litros de água. Entretanto você pode gastar apenas 300 ml com a limpeza ecológica.
Faxina em casa? A lavagem de um banheiro com oito metros quadrados com despejar de baldes consome 22 litros, já um pano umedecido gastaria não mais de quatro litros. Há quem lave a louça todo dia, mas comece a repensar a maneira de praticar o ato. lavar louça a mão consome 123 litros de água, uma lava-louças, menos de 20.
Os exemplos não param por ai, uma cozinha para ser limpa consome 42 litros de água, mas varrendo e depois com o passar do pano, no máximo dois litros. Uma mangueira ligada por 30 minutos consome 190 litros de água. Uma ótima opção é guardar a água da chuva e regar pela manhã. Lavar a calçada ou seu quintal com mangueira consome 234 litros de água. Varrer não gasta nada!
O empresário Marcos Mendes, diretor de uma rede de franquia de estética automotiva sustentável, explica que a limpeza é tão ou mais eficiente que o uso da água para lavar. “Estamos no mercado desde 2009 e utilizamos apenas 300 ml de líquido biodegradável para limpar um veículo e garantimos a eficiência do serviço.
Comprovamos aos nossos clientes que pequenas atitudes podem mudar os rumos da falta de água em todo o Brasil. Já temos vários exemplos que mostram as vantagens de limpar ao invés de lavar. Adotei a ação no meu dia a dia, eu não lavo, eu limpo”, salientou.
- Outras dicas para preservar a água:
- Não jogue lixo nos lagos, córregos, rios e mar.
- Novos edifícios com hidrômetros individuais por apartamento, estimulam a economia de água e a conta é mais justa, pois cada família só paga o quanto consome.
- Verifique os vazamentos; torneira pingando desperdiça muita água.
- Feche bem as torneiras para que não pinguem.
- Especialistas indicam que ações como essas podem reduzir o consumo mensal do líquido e na influência do racionamento. Um pouquinho da água economizada a cada dia pode fazer uma grande diferença no volume do recurso natural utilizado no mês e na conta. Adote a ideia da limpeza sem a água. Pequenas economias somadas dão grandes resultados.