Congresso em Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável

Editoria: Vininha F. Carvalho 08/04/2015

O IV Congresso em Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável(PYDES 2015) será realizado entre os dias 1º a 3/12/2015, na Unesp de Franca.

O evento busca a continuidade de um processo de articulação continental desenvolvido nos últimos oito anos, com o objetivo de criar e fortalecer redes de pesquisa gerando um espaço que propicie o encontro e discussão de experiências e que permitam a concretização de avanços significativos no campo do patrimônio cultural, do desenvolvimento e da sustentabilidade.

Em 2015, pela primeira vez, o evento sairá do México e virá para o Brasil, sob os auspícios do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas (DECSPP) da UNESP, Câmpus de Franca (SP), Brasil.

Dentre seus objetivos, o IV Congresso Internacional em Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável (PYDES 2015) pretende consolidar espaços para o intercâmbio entre acadêmicos, pesquisadores e estudantes cujas temáticas de estudos estejam relacionadas à biodiversidade, ao patrimônio natural e cultural (material e imaterial), ao desenvolvimento sustentável e sua interface com o turismo como elemento importante para a criação de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico visando a integração latino-americana aos demais continentes.

O objetivo geral do Congresso é ampliar as discussões iniciadas em 2008 no campo do Patrimônio Cultural; estabelecer diálogos com pesquisadores das ciências históricas e sociais que trabalham com a produção dos lugares, saberes, fazeres; que indagam como as categorias história, memória, sociedade, identidade, cultura, patrimônio, museus e sustentabilidade se relacionam e nos permitem pensar e elaborar investigações, materiais e metodologias para a pesquisa da cultura material e imaterial, com o intuito de sensibilização comunitária.

O Congresso constitui-se como um espaço de intercâmbio de saberes, experiências e práticas entre comunidade acadêmica, sociedade civil, museus e órgãos Federais, Estaduais e Municipais diretamente interessados e atuantes no campo de estudos e intervenções na área do patrimônio e dos museus.

Esta edição do PYDES contará com os seguintes Coordenadores Regionais:

- América do Norte - Dr. Naú Silverio Niño Gutièrrez (México)

- América Central e Caribe - MsC Pablo Bayón Martínez (Cuba)

- América do Sul - Dr. Juan Carlos Skewes V. (Chile) e Drª. Nohora Inez Carvajal Sánches (Colômbia)

- Europa - Dr. João Mascarenhas Mateus (Portugal) e Dr. José Antonio Segrelles Serrano (Espanha)

Criado em 2007, na universidade mexicana de Campeche (UAC), o I Congresso Internacional sobre Patrimônio Mundial e Desenvolvimento Sustentável lançou as bases para a realização em 2008 e 2009, de dois Fóruns temáticos, seguido em 2010, na referida universidade do II Congresso Internacional, tendo como instituição coorganizadora a Universidade de Bonn, na Alemanha.

Em 2011 e 2012, foram realizados o Terceiro e o Quarto Fóruns sobre Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável e em 2013, o III Congresso Internacional sobre Patrimônio Mundial e Desenvolvimento Sustentável, desta vez, localizado em Acapulco, coordenado pela Universidade Autônoma de Guerrero, também no México.


- Apresentação:

É neste contexto que o DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS – DECSPP conjuntamente com o PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS buscaram para si a responsabilidade de abrigar este evento científico de caráter internacional.

Com a visão de discutir problemas com viés de sustentabilidade socioambiental e patrimônio parcerias foram realizadas com atores internacionais, com a responsabilidade de estimular trocas de conhecimentos e experiências que possibilitem a construção de um futuro sustentavel para o planeta.

Portanto, tem-se como expectativa que o IV PYDES 2015 constituir-se-á num foro privilegiado que não só retratará o estado da arte da sustentabilidade de diferentes recortes espaciais da Terra, mas também contribuirá para um salto qualitativo na sua abordagem científica.

Importância do evento para o Programa de Pós-graduação
A realização do evento cumpre duas funções principais nas perspectivas do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas:

- 1) inserir o programa de pós-graduação em questão no circuito acadêmico, tendo em vista sua recente criação;

- 2) apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do Programa às instituições da esfera pública e organizações da sociedade civil cujas atividades e interesses convirjam com os objetivos de suas linhas de pesquisa.

Do ponto de vista acadêmico, espera-se, com a realização do evento, contribuir para a interlocução dos docentes e discentes do Programa com pesquisadores do Brasil e do exterior, criando um espaço estratégico para o diálogo interdisciplinar acerca de experiências de investigação, assim como para a reflexão teórica no campo do conhecimento científico de sua atuação: o planejamento e análise das políticas públicas voltadas à promoção do desenvolvimento social sustentável.

No que diz respeito à inserção social, acredita-se ser possível obter a aproximação de profissionais que atuam nos setores públicos, privados e terceiro setor das discussões realizadas no âmbito da Universidade, favorecendo a interconexão sociedade/academia.

Ainda neste aspecto, a presença de conferencistas estrangeiros abre a perspectiva de realização de convênios de instituições da esfera pública e organizações da sociedade civil da região com universidades latino-americanas e europeias, além da oportunidade de discutir problemas locais/regionais à luz de experiências internacionais.


Fonte: Unesp – Universidade Estadual Paulista