Redução de custos ao turista é referência de boas práticas em Cuiabá

Editoria: Vininha F. Carvalho 28/01/2015

O projeto Tour Regular, que congrega 46 empresas de turismo de Cuiabá (MT), é destaque nacional em inovação no turismo. A estrutura foi montada por uma operadora local para resolver o problema do alto custo final para a comercialização de roteiros individuais de curta duração no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Esse e outros casos de sucesso foram apresentados na terça-feira (16/12/2014), em Brasília, pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, e presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Hoje, o Tour Regular oferece saídas diárias de quarta-feira a domingo, o que minimiza os custos da operação. Para melhorar as vendas, foi criado, em 2012, um sistema para facilitar a comercialização desses roteiros, disponibilizado este ano na internet e compartilhado com empresas parceiras.

A compra é feita na operadora ou agência do cliente, o que rende comissionamento e bônus sobre performance à empresa vendedora, graças a um plano de metas. Antes da implantação e do compartilhamento online do sistema, uma média de 120 turistas por ano adquiriam roteiros de curta duração no entorno da cidade. Com o Tour Regular, essa média subiu para 2,5 mil.

Na avaliação do secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz, o projeto serve como exemplo para empresários de todo o país.

“A atuação do Ministério do Turismo visa estimular a inovação das empresas em toda a cadeia do turismo e também do setor público”, salienta Lummertz.

"O Tour Regular, concebido e implementado pela iniciativa privada, comprova o potencial dos empreendedores brasileiros em inovar e promover o turismo", complementa José Eduardo Spurio, criador do projeto.

A expectativa do Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas é que gestores de instâncias públicas e privadas, envolvidos com o turismo, sejam instigados a incrementar ações já existentes ou mesmo criar novos projetos e arranjos locais, com foco na diferenciação de produtos e serviços turísticos.

A pesquisa de campo para mapeamento de boas práticas em destinos brasileiros foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do MTur, para acompanhar a evolução da atividade turística em 65 destinos de todo o país.

Ao todo, 11 projetos, em mais de 80 analisados, se destacaram pela inovação em um produto, processo, método de marketing ou organizacional.

O objetivo é identificar e divulgar as boas ideias desenvolvidas por destinos brasileiros, a fim de multiplicar essas iniciativas.

Fonte: Gustavo Henrique Braga / MTur