Plano de marketing turístico no Brasil norteará posicionamento de imagem e identidade corporativa para o próximo quadriênio

Editoria: Vininha F. Carvalho 23/12/2014

O Ministério do Turismo (MTur) promoveu, no dia 22 de dezembro, coletiva virtual para apresentação do Plano de Marketing Turístico – Experiências do Brasil (2014-2018).

A videoconferência – com participação aberta aos internautas – ocorreu às 15h (horário de Brasília) e contou com a presença do ministro Vinicius Lages.

Sua concretização é fruto de um extenso processo participativo que envolveu mais de 600 pessoas em reuniões e oficinas, com participação dos órgãos oficiais de turismo de todas as Unidades da Federação, entidades empresariais, instituições de ensino, lideranças da sociedade, além das equipes técnica e diretiva do ministério do Turismo e das empresas responsáveis pelo trabalho.

Considerando a importância de contemplar a opinião do mercado, também foram realizadas atividades como uma Pesquisa de Demanda, com 3.200 turistas atuais e potenciais; bem como grupos focais, em nove cidades brasileiras; e, por fim, entrevistas com 40 operadores e agentes de viagens.

“Um dos dados revelados no estudo é de que o Brasil apresenta crescente mercado doméstico de turismo demonstrado pela evolução de visitantes e viagens nos últimos anos.

Para se ter ideia, a demanda aumentou de 38,1 milhões de turistas em 1998 para 58,9 milhões em 2011, um crescimento de 54% na demanda doméstica”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

Outra informação relevante é que ocorreu uma ampliação da oferta de destinos e equipamentos turísticos, tanto em quantidade quanto em diversidade.

Entretanto, o ministério do Turismo tem como desafio para os próximos quatro anos expandir ainda mais a oferta de destinos brasileiros, hoje concentrada no segmento de sol e praia e para as cidades (oferta completa de compras, serviços, gastronomia etc.), também preferência da demanda atual.

“O Brasil é um país com ricas e diversas experiências, que podem ser desfrutadas nas viagens, pelas paisagens, festas, sabores e saberes presentes em cada espaço natural ou nas cidades”, complementa o ministro.


- Plano de Marketing Turístico:

Experiências do Brasil (2014-2018) está dividido em 12 tópicos: apresentação, etapas, análise da situação atual da demanda e da oferta, objetivos, resultados esperados, missão, princípios, posicionamento de imagem e identidade corporativa, focos estratégicos, metas e indicadores, plano operacional e gestão e implementação.

Fonte: MTur