Editoria: Vininha F. Carvalho 17/12/2014
Ilhabela (SP) foi premiada na terça-feira (16/12), em Brasília, por registrar a maior evolução no quesito Economia Local do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014, pesquisa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas.
A série histórica do levantamento, que começou em 2008, avalia anualmente o nível de desenvolvimento de 65 destinos considerados indutores do turismo regional. O estudo mede avanços em 13 critérios relacionados à atividade turística.
O desempenho do município paulista, na variável Economia Local, saltou de 39,2 para 48,6 pontos, progresso de 9,4 pontos que superou as demais capitais e não capitais analisados no estudo.
Foram considerados critérios relacionados à participação do turismo no PIB total do destino, que contribui para refletir o grau de empreendedorismo local e a organização de recursos e iniciativas para o desenvolvimento dos negócios turísticos. No ranking geral de competitividade, a cidade ocupa o 33º lugar.
A evolução de Ilhabela também foi destaque nos indicadores Aspectos Culturais, Atrativos Turísticos e Marketing e Promoção do Destino.
Entre as condições e ações que contribuíram para a pontuação da cidade, estão a infraestrutura de comunicação, incluindo pontos de acesso gratuito à internet em locais públicos; a lei municipal de incentivo à formalização de estabelecimentos comerciais e de prestadores de serviços, que contribui para a formalização e segurança dos negócios; a quantidade de pontos de saque e câmbio de moeda; políticas de incentivo a novos negócios e também organizações capazes de atrair eventos geradores de fluxo de turistas.
Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, "um dos maiores desafios para os destinos é ampliar o papel e o impacto da atividade turística na geração de riqueza, empregos e divisas. Para isso é importante investir em qualidade, ajustar processos de planejamento e, principalmente, não perder o foco no turista", afirma.
O estudo :
O índice de Competitividade do Turismo Nacional produz indicadores de desenvolvimento sobre 13 dimensões ligadas à atividade turística:
- Infraestrutura Geral,
- Acesso,
- Serviços e Equipamentos Turísticos,
- Atrativos Turísticos,
-Economia Local,
- Capacidade Empresarial,
- Aspectos Ambientais,
- Marketing,
- Políticas Públicas,
- Cooperação Regional,
- Monitoramento,
- Aspectos Sociais,
- Aspectos Culturais
O primeiro relatório nacional foi apresentado em 2008. A versão de 2014 é a sexta da série histórica.