Festa de tradições gaúchas atrai turistas a Porto Alegre

Editoria: Vininha F. Carvalho 08/09/2014

A cultura do sul do país e as tradições gaúchas estão em evidência durante a festa de comemoração da Revolução Farroupilha, a partir do sábado (6/9) na capital do Rio Grande do Sul.

Os visitantes terão a oportunidade de interagir com a cultura local e experimentar alguns de seus hábitos em 140 oficinas que incluem artesanato típico, dança tradicional e culinária local.

As festas acontecem no Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, e seguem até o dia 21 de setembro.

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o turismo cultural é uma das maiores riquezas do Brasil, ao lado das belezas naturais.

“Entre as prioridades do MTur está o incentivo a políticas públicas que ampliem e aproximem cada vez mais os turistas dessas experiências locais”, disse.

Nas festividades que se realizam durante 15 dias na capital gaúcha, a culinária regional é um dos atrativos do evento, e as oficinas também vão ensinar os visitantes a fazer algumas receitas tradicionais gaúchas como o preparo do churrasco, do arroz de carreteiro e de outras especialidades da comida campeira, doces caseiros como ambrosia e arroz de leite, do pão, da cuca, do café campeiro entre outros.

O chimarrão, sua técnica, ritual e simbologia, bem como a história e as lendas em torno da erva-mate, também poderão ser conhecidos por visitantes de outras regiões, ou aperfeiçoados pelos próprios gaúchos, em oficinas de diferentes formatos, feitas por outros 12 piquetes.

As opções para interagir com a cultura gaúcha são muitas: aprender a encilhar e montar um cavalo em uma mini fazendinha; conferir como é feita a forja e afiação de facas; aprender como o gaúcho faz o nó no lenço; jogar truco e disputar um torneio; assistir a apresentações de danças folclóricas e aprender seus passos; acompanhar palestras sobre lendas e a história do Rio Grande do Sul são algumas delas.

As oficinas do Turismo de Galpão vão acontecer diariamente entre 10h e 20h. A maioria das atividades são gratuitas e algumas oferecidas com intérprete para outros idiomas como inglês, espanhol, francês e alemão, como ocorreu durante o Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa.

No período do Mundial cerca de 140 mil turistas e visitantes participaram das atividades oferecidas nos galpões.

O projeto Turismo de Galpão, como é chamado é uma iniciativa das secretarias de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC) do município, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.


- Guerras dos Farrapos:

A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi uma revolta civil de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense.

A guerra estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845, durando dez anos e influenciando outras revoltadas que surgiriam no país como Revolução Liberal de 1842 em São Paulo e a Sabinada na Bahia em 1837.

Fonte: MTur