Vitória completa 463 anos com descontos para o turista

Editoria: Vininha F. Carvalho 05/09/2014

Na próxima segunda-feira (8/9), Vitória completa 463 anos e o presente vai para os visitantes e moradores locais. Hotéis, bares, restaurantes e demais serviços turísticos terão descontos e cortesias em diversos estabelecimentos da cidade.

A inciativa, da prefeitura local, deve aumentar o fluxo de turistas na região.

Como parte das comemorações de aniversário, terá início no domingo (7/9) o Festival Mariscada, com um cardápio de frutos do mar. No dia seguinte (8), o parabéns será no Parque Moscoso, com um bolo de dois mil pedaços repartido entre moradores e visitantes.

Entre os dias 13 e 14, uma agenda cultural com 24 horas ininterruptas vai agitar o centro histórico da capital com apresentações de artistas locais e nacionais como, por exemplo, o show de Zeca Baleiro.

A terceira capital mais antiga do país ganhou esse nome após uma batalha na qual os portugueses derrotaram os índios Goitacazes e, em seguida, nomearam a cidade como Ilha de Vitória, que tem cerca de 350 mil habitantes, de acordo com o IBGE 2014.

Além da parte do continente, é formada por arquipélago com 33 ilhas que encantam os turistas.

Entre os cartões-postais, destaca-se a Pedra dos Dois Olhos, um pico com 296 metros de altitude na ilha de Vitória. Entre as praias mais frequentadas, estão Camburi com um calçadão, ciclovias e quiosques, e também a praia da Curva da Jurema e a Ilha do Boi.

Na Praia do Canto, o visitante vai encontrar uma variedade de restaurantes, bares, hotéis e lojas.

Aos fins de semana, a Feira da Praça dos Namorados é ponto obrigatório para o visitante fazer compras, experimentar a gastronomia local e assistir a shows com bandas locais.

Além disso, todos os anos, a Festa das Paneleiras movimenta a cidade. A confecção de panelas de argila, herdada há 400 anos da cultura indígena, é reconhecida nacionalmente como bem cultural de natureza imaterial e, desde 2002, se tornou Patrimônio Cultural Brasileiro, por iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). São nessas panelas de barro que é servido, inclusive, um dos principais pratos típicos da região: a moqueca capixaba.

A cidade tem mais de 10 parques abertos aos visitantes. O Parque da Cebola é indicado para passeios em família e a prática de esportes. É bem provável que o visitante se encante com animais que circulam por lá, como os pavões.

A agenda cultural se concentra, principalmente, no Teatro Carlos Gomes, que recentemente passou por uma revitalização no centro histórico. Para quem gosta de história, vale a pena uma visita ao Palácio Anchieta, uma das antigas sedes de Governo. Entre os principais eventos, destacam-se o Festival da Torta Capixaba, o Festival de Cinema de Vitória.

Não faltam adjetivos para caracterizar Vitória: cidade presépio, delicia de ilha, cidade do sol. Quem já esteve por lá diz que o céu é, quase sempre, azul.

A capital é o único destino indutor do turismo no Espirito Santo, segundo o Ministério do Turismo (MTur), que já investiu R$ 6 milhões na capital em obras de infraestrutura turística na cidade, nos últimos dez anos.

Fonte: MTur