Produtos orgânicos e cenário rural atraem turistas do Rio de Janeiro

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/06/2014

A 103 quilômetros do aeroporto Galeão, no Rio de janeiro, um roteiro rural leva o visitante a conhecer a rotina de agricultores, com criação de escargots, bonsais e produtos orgânicos, em um ambiente tranquilo de serra, que contrasta com o ritmo acelerado da cidade.

O roteiro pode ser uma opção para quem está conhecendo a cidade, que vai além do samba, da noite agitada e dos jogos da Copa do Mundo.

Caminhos do Brejal é um dos 23 roteiros que integram o projeto Talentos do Brasil Rural, que tem como objetivo incluir produtos e serviços da agricultura familiar ao turismo brasileiro. Cerca de 400 empreendimentos em 54 municípios fazem parte do projeto.

Brejal é composto por grupos de agricultura familiar que encontraram no turismo uma forma de valorizar sua identidade cultural, gerar emprego e renda, além de agregar valor à produção de grupos locais.

Um dos passeios do roteiro oferece aos turistas a oportunidade de acompanhar a criação orgânica de escargots, que também são servidos frescos no local.

Já o sítio Katsumoto produz mudas frutíferas orgânicas, além da produção de bonsais, tudo compartilhado com o visitante.

A Provence Pousada e Restaurante oferece hospedagem e alimentação, além de produzir e vender ervas aromáticas, mudas e azeites. O proprietário Joaquim Nabuco conta que, em 1975, ele e sua esposa Maria Lucia organizaram a Provence Ervas Finas, que se tornou a primeira fazenda especializada na plantação de ervas no Brasil, fornecendo para vários restaurantes.

“Isso atraiu o interesse de muitas pessoas de todo o país e, em 2003, foi inaugurada a Pousada para acomodar os visitantes que quisessem pernoitar ou ficar mais tempo, usufruindo de boas refeições e podendo se hospedar em chalés”, destaca Nabuco.

O turista também pode observar as fases de evolução de diferentes espécies de borboletas no Borboletário Shangrilah. A propriedade oferece alimentação caseira, com produtos orgânicos.

Para circular pelo roteiro recomenda-se dispor de um veículo de passeio ou contratar um serviço de turismo receptivo.

O Roteiro Caminhos do Brejal foi desenvolvido graças a uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que reformulou o roteiro, integrando a agricultura familiar entre as atrações, e agregou parceiros para aperfeiçoamento a empreendimentos locais.

Os roteiros, escolhidos por meio de chamada pública, foram mapeados, apresentados ao mercado turístico e receberam consultoria especializada e apoio à comercialização.

Um dos requisitos para escolha é que o roteiro seja acessível a, no máximo, três horas de uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo, considerando meio terrestre ou aquaviário.

Fonte: MTur