Passaporte Verde, o guia de roteiros para celular

Editoria: Vininha F. Carvalho 25/06/2014

A partir da terça-feira (24/6), além de assistir aos jogos da Copa do Mundo, os turistas que estiverem viajando pelas cidades-sede terão, ao alcance das mãos, um aplicativo com cerca de 60 roteiros turísticos.

O Passaporte Verde, que pode ser acessado pelo celular, oferece ao internauta a oportunidade de escolher entre destinos que, em comum, têm o compromisso do turista com práticas de sustentabilidade.

Há opções como conhecer Recife de bicicleta e até se aventurar por trilhas e cachoeiras em um parque estadual do Rio de Janeiro.

Os destinos são georreferenciados, de modo que o turista pode consultar atrações e montar seu próprio passeio.

Os roteiros sugeridos incluem as cidades-sede e seus entornos, têm duração de meio período a três dias e propõem um novo olhar sobre as atrações do país.

O aplicativo também oferece dicas sobre como economizar na bagagem e preparar uma mala mais leve e versátil, ensina a evitar o desperdício de água e energia em meios de hospedagem e como agir para gerar menos lixo e destiná-lo de forma consciente.

As informações estão disponíveis em português e inglês e já podem ser baixadas gratuitamente nas plataformas iOS ou Android.

O Ministério do Turismo acredita que é possível cuidar do destino escolhido por meio de boas escolhas. Por isso, incentiva estabelecimentos turísticos a adotarem boas práticas de produção e serviços que levam em consideração o nível de sustentabilidade.


-Campanha Passaporte Verde:

Criada em 2008, a campanha Passaporte Verde é uma parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo do Brasil, o Ministério Francês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de outros parceiros.

Atualmente, com disseminação em diversos países como Brasil, Costa Rica, Equador, África do Sul e Coréia do Sul, a campanha já é referência internacional em turismo sustentável.

A edição de 2014, no Brasil, conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Ministério do Esporte e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a campanha também conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, da Organização Internacional do Trabalho, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e da Fundação Amazonas Sustentável.

Fonte: MTur