Paraíba é o segundo estado brasileiro com maior número opções de caminhadas

Editoria: Vininha F. Carvalho 18/10/2014

Paraíba é o segundo estado brasileiro com maior número opções de caminhadas na natureza de forma organizada, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. São 39 municípios que oferecem este tipo de serviço, com 92 caminhadas, que têm se tornado uma alternativa criativa para o desenvolvimento do turismo no estado.

O potencial paraibano para este tipo de atividade fez que com a ONG Anda Brasil realizasse o 1° Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza, na quarta-feira (28/8), em Campina Grande.

O evento abriu a programação da 9ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), que segue até sexta-feira (30/8), na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

De acordo com o presidente da entidade, Ayrton Lopes Violento, a Paraíba vem se destacando não apenas pela quantidade de circuitos, mas pelo número de pessoas que praticam a atividades e pela variedade de locais que disponibilizam o atrativo.

“Temos caminhadas na praia e também em regiões mais distantes, como o Sertão. As pessoas estão descobrindo os benefícios dessa atividade esportiva. E esse evento é importante não apenas para divulgar os circuitos, mas também para que possamos planejar outras atividades. E uma feira como a Ruraltur é o local ideal para isso”, disse.

Os 39 municípios que realizam caminhadas na natureza estão concentrados nas regiões do Agreste, Brejo, Litoral, Curimataú, Cariri, Sertão e região metropolitana de João Pessoa, mas há um desejo de ampliar a área geográfica.

“O Rio de Janeiro tem cem caminhadas. Nós temos 92, o que é uma diferença muito pequena. O nosso objetivo, agora, é incluir mais municípios nos circuitos já que dos 223, apenas 39 realizam caminhadas.

Por isso, fechamos uma parceria com a Emater e estamos mantendo contato também com algumas prefeituras. O encontro é o pontapé desse projeto”, disse Rosalvo Menezes, coordenador da Anda Brasil na Paraíba e consultor do Sebrae.

Vários praticantes da atividade participaram do encontro, alguns com mais de cem caminhadas no currículo, como o profissional autônomo Aristóteles Marques, 59 anos, que já percorreu mais de 600 km. Ele conta que começou a caminhar há três anos para acompanhar a mulher.

“Ela é hipertensa e começou a caminhar por uma questão de saúde. Mas eu não queria que ela fosse sozinha porque tinha medo que passasse mal e não tivesse ninguém para ajudar. Por isso, comecei a acompanhá-la nos circuitos”, disse.

O casal já passou por mais de 20 municípios brasileiros, a maioria na Paraíba. “Eu só conhecia três cidades do Estado. Depois que comecei a praticar as caminhadas, descobri que temos lugares lindos”, comentou.


Foto: Setur Conde/ Vanessa de Lima

Fonte: Agenilson Santana