Holanda, um ícone no mundo da arte

Editoria: Vininha F. Carvalho 07/10/2013

Saskia LR (2)O Museu de Amsterdã apresenta um retrato de Rembrandt vindo da Galeria Nacional de Arte de Washington: Saskia van Uylenburgh.

A obra foi emprestada em 2 de agosto de 2013 (aniversário de Saskia) e permanecerá no museu por dois anos. O retrato, que nunca foi exposto em um museu holandês, compõe a exposição permanente Amsterdam DNA.

Rembrandt é um dos mestres holandeses e famoso mundialmente pela sua obra-prima Night Watch, exposta no Rijksmuseum, em Amsterdã.

Além de ser um excelente exemplo da genialidade do artista, o retrato de Saskia também conta parte da história pessoal de Rembrandt (1606 - 1669).

Ela casou-se com o artista em 1634 e foi sua primeira esposa. Ele, provavelmente, começou a pintar o retrato em 1634/1635, pouco depois que eles se casaram.

Tiveram quatro filhos, dos quais apenas um sobreviveu. Saskia morreu em 1642, aos 29 anos e foi sepultada no Amsterdam’s Oude Kerk.


- Líder mundial em artes e cultura:

Com cerca de 60 museus localizados em Amsterdã e mais de 900 museus em todo o país, a Holanda é líder mundial no campo da arte e cultura.

As coleções de Van Gogh expostas no Museu Van Gogh e Kröller-Müller Museum são as maiores do mundo. A variedade de museus é enorme e há opções para todos os interesses e idades, que variam desde arquitetura e artes, até ciência e diversão.

Por meio do Holland Pass e do Iamsterdam City Card é possível garantir entradas gratuitas além de descontos em museus, atrações e até no transporte público.

Fonte: Érika Dias

Endereço: