Rota da Reciclagem comemora cinco anos

Editoria: Vininha F. Carvalho 03/06/2013

O buscador Rota da Reciclagem, idealizado pela Tetra Pak, em plataforma do Google Maps, acaba de completar cinco anos de existência e ultrapassa a marca de 650 mil visitas.

Com aproximadamente três mil pontos de coleta seletiva cadastrados, distribuídos por todas as regiões do Brasil, a ferramenta auxilia os consumidores a encontrar os locais para destinarem as embalagens longa vida pós-consumo e outros materiais para a reciclagem.

A navegação é bem simples. Para destinar os materiais recicláveis, o consumidor só precisa digitar o endereço de localização e o site aponta cooperativas, pontos de entrega voluntária e comércios ligados à cadeia de reciclagem que estão mais próximas dele.

Segundo Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, o Rota da Reciclagem surgiu com o intuito de prestar um serviço à população, disponibilizando os locais da coleta seletiva e com isso aumentar o volume de material enviado para a reciclagem.

“É interessante observar a evolução dos números comprovando que as pessoas estão cada vez mais engajadas nas causas ambientais, em especial, na coleta seletiva e reciclagem”, afirma.

Desde o início de 2012, o sistema também está disponível como aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente pela Apple Store para os usuários de iPhone e iPad.

“O sucesso da ferramenta brasileira nos estimulou também a lançar uma versão em espanhol, que traz os principais pontos mapeados na Argentina, Chile, Panamá e Uruguai.

Hoje, o www.rutadelreciclado.com tem cerca de 540 pontos cadastrados e ainda deve ser ampliado para toda a América Central e do Sul”, completa Fernando.


- Reciclagem:

As embalagens da Tetra Pak são 100% recicláveis e o Brasil é um dos grandes recicladores mundiais, além de pioneiro em algumas das tecnologias de reciclagem deste tipo de envase.

As embalagens podem ser transformadas em caixas de papelão, canetas, vassouras, telhas e placas para construção civil, entre outros materiais.

Atualmente, 34 empresas brasileiras reciclam as embalagens da Tetra Pak, gerando empregos e renda em uma cadeia de reciclagem que cresce a cada ano no país.

Em 2012, mais de 65 mil toneladas de embalagens da Tetra Pak foram recicladas. Essa quantidade representa um incremento de quase 10%, se comparado a 2011.

Nesse período, 29% do total de embalagens comercializado em território nacional seguiram para reciclagem após o consumo.

Os trabalhos para aumento da conscientização ambiental e fortalecimento da cadeia de reciclagem serão fundamentais para alcançar a meta de 35% do total em 2015.


Fonte: Andreza Rodrigues

Endereço: