Franquia: Uma ótima opção para quem deseja ter o próprio negócio

Editoria: Vininha F. Carvalho 16/08/2013

O setor de franquias é extremamente promissor para quem deseja entrar no mundo empresarial. Em nosso país possuímos uma lei específica para este tipo de empreendimento: lei nº 8955 de 15 de dezembro de 1994, que regulamenta a relação entre franqueador e franqueado, com direitos e deveres das partes.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o índice de mortalidade de uma unidade franqueada é de 1% comparado aos 22% vivenciados por empresas unitárias, que fecham suas portas antes de completar o segundo ano de atividades.

Numa franquia de trajes para festas, por exemplo, o franqueado não precisa inicialmente ter experiência na área (existe curso de treinamento para isso), mas é necessário ter garra e uma imensa vontade de trabalhar para fazer o negócio dar certo.

Além disso, é preciso ter capital para a taxa de franquia e de giro até a nova empresa chegar ao equilíbrio, o que levará aproximadamente 6 meses. A franquia de aluguel de trajes é muito rentável. É inacreditável!


Veja algumas dicas para escolher e abrir sua franquia:

- O primeiro passo se dá pelo ramo de atuação, mas deve ser algo com que o franqueado se identifique, tendo muito prazer em trabalhar na área escolhida em sua própria franquia;

- Escolhida a modalidade é o momento de analisar as propostas dos franqueadores. Verifique os custos e veja como está seu capital para investir, pois o recomendado é usar no máximo 30% do total angariado através de financiamento.

- Assim que fizer a seleção entre os franqueadores escolhidos, entre em contato e receba todas as informações sobre o negócio; não há custo nenhum envolvido nesta fase.

- É imprescindível várias conversas entre franqueador e franqueado para se ter uma visão realista e saber o quanto é profissional o atendimento da franquia desejada.

Franchising é o sistema de negócios mais moderno e técnico. Atualmente, é muito utilizado para quem quer o desenvolvimento de um negócio forte, próspero e ético.


Fonte: Maria Zeli é estilista e consultora de moda