Circuito das Águas Paulista recebe apoio do Ministério do Turismo

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/04/2013

Gestores do Circuito das Águas Paulista receberam apoio do Ministério do Turismo na terça-feira (2/4). Os representantes das oito cidades da região da Serra da Mantiqueira que compõem o circuito se reuniram com coordenadores do MTur para conhecer os critérios de seleção para projetos de turismo religioso e qualificação dos serviços turísticos; programas, como Viaja Mais Melhor Idade, Regionalização e Turismo Acessível; e sistemas de Registro de Hóspedes e Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass).

Composto pelos municípios de Socorro, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Holambra, Jaguariúna, Águas de Lindóia, Serra Negra e Pedreira, o Circuito das Águas Paulista corresponde às regiões onde se localizam estâncias hidrominerais.

As oito cidades têm vocação, em especial, para o turismo de aventura e recebem sete milhões de visitantes por ano.

Localizadas na Serra da Mantiqueira – algumas mais ao alto, outras em vales e outras aos pés da serra –, as cidades têm em comum o clima ameno de montanha, com temperatura média que varia de 20º a 25º, ar puro e tranquilidade, propiciando o descanso e o relaxamento.

"O Circuito das Águas Paulista está no mapa de regionalização do turismo. Já apoiamos obras de infraestrutura e eventos na região", disse o coordenador geral de Segmentação do MTur, Wilken Souto.

Para o diretor do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista, Edson Rodrigo Cunha, essa aproximação com o Poder Executivo é fundamental para os gestores do turismo da região.

"Apesar da vocação turística das cidades, é importante nos informarmos mais sobre os editais, recursos e projetos", ressalta.

A qualidade da água das fontes minerais, conhecidas internacionalmente, foi o principal propulsor do turismo na região. As cidades oferecem aos turistas outras belezas, como cachoeiras, rios, fontes, sítios e atrativos culturais.

O Circuito das Águas Paulista está a 120 km da cidade de São Paulo e possui dois acessos: a partir das rodovias bandeirantes/Anhanguera, entrando por Jaguariúna e pela rodovia Fernão Dias, entrando por Socorro.

Fonte: Mtur