Brasil é foco de estratégia de turismo da Europa

Editoria: Vininha F. Carvalho 06/05/2013

Em recente visita ao Brasil para participar da World Travel Latin America, realizada entre 23 e 25 de abril, no Expo Center Transamérica em São Paulo, a Comissão Europeia e a Comissão Europeia de Turismo (ETC, da sigla em inglês) reafirmaram que o país é a chave da estratégia para elevar o fluxo de turistas e manter a Europa como o principal destino turístico do mundo.

O Brasil é um dos principais mercados em viagens de longa distância para a Europa. A ETC, organização que reúne todos os escritórios nacionais de turismo do continente, registrou que, em 2011, 2,9 milhões de brasileiros viajaram rumo ao Velho Continente, atraindo 55% dos turistas do País que viajaram para o exterior no período.

Pela primeira vez, a ETC apresentou na WTM Latin America a marca Visit Europe e promoveu dois paineis que discutiram os desafios e as oportunidades para a Europa no Brasil.

“A Europa vem perdendo participação de mercado nos últimos anos frente a destinos emergentes. Para reverter esse cenário, decidimos focar nossas ações de marketing em importantes mercados, como o Brasil e os demais que fazem parte do BRIC”, explica Eduardo Santander, diretor-executivo da ETC.

“O programa ‘Destination Europe 2020’ deve inspirar as pessoas a visitar não só os destinos tradicionais, mas também roteiros culturais e lugares ainda pouco explorados”.

De acordo com um estudo feito em parceria com a Organização Mundial de Turismo (OMT), entre os assuntos que mais atraem a atenção dos brasileiros em relação à Europa estão: história, programas educacionais, gastronomia, turismo de aventura e roteiros religiosos.

A Comissão Europeia aproveitou a ocasião para falar sobre as ações em andamento que tem o Brasil como foco, entre elas, a campanha “Europa – Em todos os momentos”, com o objetivo de promover o turismo pela Europa em qualquer época do ano; o projeto “50 mil turistas”, iniciativa que visa promover turismo entre países da zona do Euro e a América Latina; e a cooperação com a ETC em relação ao “Destination Europe 2020”, que visa envolver todos os setores da indústria europeia para desenvolver uma estratégia de longo prazo para a Europa como um destino turístico.

De acordo com Francesca Tudini, chefe da Unidade da Política de Turismo da Comissão Europeia, tais ações demonstram os esforços da Comissão Europeia em fortalecer a cooperação entre todos os públicos de interesse, incluindo a cooperação entre os países da União Europeia e da América Latina.

“Na primeira fase do projeto ‘50 mil turistas’, por exemplo, entre outubro de 2012 e março deste ano, nossa intenção era incentivar brasileiros, argentinos e chilenos a visitarem a Europa. Agora, estamos prontos para incentivar os europeus a viajaram para a Argentina, o Chile e o Brasil”.

Para Francesca Tudini, o Brasil representa inúmeras oportunidades, principalmente para explorar temas que interessam os brasileiros, entre eles o fato de a Europa não solicitar visto para viajantes em estadias inferiores a 180 dias e a possibilidade de conhecer vários países num único roteiro.

“Nosso intuito é mostrar a Europa como um destino único e ao mesmo tempo diverso, que está pronto para dar boas vindas aos turistas em qualquer época do ano e para oferecer uma experiência de vida”.


- Novas parcerias:

A WTM também foi palco para novas parcerias. A UE assinou um Memorando de Cooperação com a UNIESP (União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privado) – representada pelo seu presidente, Fernando Costa. Representantes da OMT, Braztoa - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, Amadeus e TripAdvisor também participaram das discussões do painel como resultado do acordo junto à ETC.


- Sobre a campanha:

Europa - Em todos os momentos é uma campanha institucional promovida pela União Europeia para destacar a diversidade que a Europa tem para oferecer aos turistas em qualquer época do ano.

É realizada simultaneamente em seis países: Brasil, Rússia, Índia, China, Chile e Argentina, com o apoio da Comissão Europeia de Turismo (ETC, sigla em inglês para European Travel Commission), organização que abrange todas as agências de turismo na Europa.


- Sobre o setor de Turismo na Europa:

O turismo tem um papel importante na restauração do crescimento econômico na Europa. Países da UE representam mais de 39% das aterrissagens globais, o que faz da região o destino turístico número 1 do mundo.

A indústria do turismo é responsável por mais de 5% do PIB do bloco, possui cerca de 1,8 milhão de empresas e gera aproximadamente 9,7 milhões de empregos.


Fonte: Tatiana Pedros