Hotéis de luxo: um segmento em ascensão

Editoria: Vininha F. Carvalho 12/04/2013

Com crescente interesse do público, o segmento de luxo de hotéis é um dos que mais cresceram nos últimos anos no mundo, transformando-se em um negócio de grande interesse para empreendedores.

Porém, devido ao alto grau de exigência desse público, somente profissionais com grande experiência é que conseguem se inserir com sucesso neste mercado.

O cliente é soberano nesse tipo de empreendimento e os profissionais da área hoteleira devem ser muito bem treinados na arte do “bem receber”, propiciando a seus hóspedes a sensação de serem únicos.

O hotel deve focar em atendimento personalizado, sempre acompanhando as tendências em tecnologia, decoração, utensílios e, principalmente, no que tange a gastronomia, que também pode ser voltada a cardápios exclusivos e com a assinatura de grandes chefs para receitas tradicionais.

Mimos, como atendimento na preparação da viagem e depois do período de hospedagem, são, inclusive, características de alguns dos hotéis mais sofisticados do segmento.

O sucesso do empreendimento de alto luxo está intimamente relacionado com a vivência e conhecimento da administração e no acompanhamento das tendências e exigências do mercado de luxo.

Também faz parte a formação de uma equipe eficiente e altamente treinada, pontuando sua atuação com extrema discrição e identificando, antecipadamente, as necessidades de cada hóspede.

Prova disso é que alguns estabelecimentos, buscando a singularidade e personalização do serviço, optam por oferecer andares exclusivos a clientes de alto padrão, com acesso e serviços exclusivos e até “check in” especial nesse andar, mostrando, desta forma, uma capacidade de adaptação às necessidades dos clientes diferenciados de modo a oferecer o melhor em serviços hoteleiros.

Pode-se relacionar 10 características principais que são importantes para a formação do perfil de uma equipe hoteleira de alto nível: discrição; programa de treinamento continuado de todos os colaboradores envolvidos direta e indiretamente no atendimento; alto grau de comprometimento e autoestima; conhecimento das preferências deste seleto grupo de clientes; atualização do que há de mais moderno em serviços; e conhecimento de todos os tipos de eventos oferecidos pela cidade e arredores.

As estimativas apontam para que, independentemente dos efeitos da crise mundial, o setor apresenta nos próximos anos um crescimento ainda mais expressivo, superando a marca de 10% ao ano.

Tal crescimento, amplamente divulgado em publicações especializadas, é verificado nos países emergentes nos últimos anos e faz com que seja cada vez maior a quantidade de pessoas com condições de manter esta indústria constantemente aquecida.

No caso específico do Brasil, em virtude de suas belezas, baixa probabilidade de ocorrerem catástrofes naturais , assim como a ocorrência de eventos importantes, como a Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016, existe um incrível potencial no setor.

Marcante também é o fato do povo ser pacífico, carismático e acolhedor, que faz com que todos os maiores investidores internacionais tenham bons olhos para a implantação de empreendimentos deste porte em nosso país.

Um exemplo disso é o fato do grupo francês Allard ter adquirido por R$120 milhões o antigo Hospital e maternidade Umberto Primo, também conhecido como Hospital Matarazzo, que fica há uma quadra da Avenida Paulista, para investir um bilhão de reais na construção de um complexo que incluirá um shopping, parque aberto ao público e centro cultural.

O setor hoteleiro acompanha a ascensão do mercado de luxo no Brasil. O seu público consumidor possui vivência em atendimento e serviços especializados ao redor do mundo e, por isso, mostra-se cada vez mais exigente com o mercado nacional.

A hotelaria brasileira especializada no atendimento desse público deve estar atenta às novidades do setor e especializar-se, cada vez mais, em serviços que, mais do que satisfazer, devem surpreender hóspedes brasileiros e estrangeiros.

Fonte: Luiz Umberto Baldini, Especialista no setor hoteleiro e associado à Moore Stephens Auditores e Consultores, uma das maiores redes de auditoria,