Sensibilização turística é prioridade para a população

Editoria: Vininha F. Carvalho 24/08/2012

Para que uma cidade seja verdadeiramente turística, a atividade deve ser construída com o envolvimento de toda a população. No dia vinte de agosto, os cidadãos que participaram da plenária do Orçamento Participativo no antigo Colégio Nóbrega, elegeram as prioridades para o segmento.

Em primeiro lugar, a população votou no projeto de sensibilização turística. O segundo colocado foi qualificação e a terceira prioridade foi promoção.

Representantes do Trade Turístico participaram da plenária. “É a terceira vez que participo do OP. É uma ação muito importante para tratar das prioridades do setor. Além disso, é a chance de requalificar equipamentos para que tenham condições de receber o turista. O OP não deve acabar”, afirma Núncio Natrielli, presidente da Abrasel-PE.

“É muito bom ver o envolvimento da população e dos estudantes universitários de Turismo na plenária do OP, o que deve refletir no acompanhamento e participação das ações para o desenvolvimento do setor”, comentou a professora e gerente de relacionamento e qualificação da ABIH-PE, Ana Cristina Morais.

O secretário de Turismo do Recife, Carlos Braga, reforçou a importância da participação da população no turismo.

“Democraticamente, a população escolhe o que vai ser feito no calendário das ações da Secretaria de Turismo do Recife para gerar emprego, qualificar e promover a cidade. Afinal, uma cidade só é boa para o turista se for boa para a população”, conclui.

Conheça os projetos aprovados:

1 - Sensibilização turística – Conheça o Recife: proporciona passeios turísticos, com a finalidade do recifense, visitante e turista conhecerem mais a cidade do Recife.

2 - Qualificação da cadeia produtiva do turismo – oficinas de manipulação de alimentos, informações turísticas, empreendedorismo, qualidade no atendimento para barraqueiros de coco da praia de Boa Viagem, garçons, cozinheiros, permissionários de mercados públicos e atendentes dos centros de informações turísticas, além do combate à homofobia e exploração sexual infanto-juvenil.

3 – Promoção – Programa Recife te quer – ação de marketing de destino com o objetivo de estimular a vinda de mais turistas ao Recife, através da divulgação direta ao público-final.

Fonte: Rachel Motta