Editoria: Vininha F. Carvalho 05/06/2012
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza promove ações em quatro pontos de Curitiba: Jardim Botânico, Passeio Público, Bosque João Paulo II e Parque São Lourenço. O tema da ação é “Se a natureza pudesse, pediria atenção. Proteja”.
Com essa ideia de “se pudesse falar”, a atração serão as “árvores falantes”. A ação consiste em uma placa com sensor, que ficará na frente de uma árvore. Assim que uma pessoa passar pela árvore ela ‘vai falar’.
De acordo com a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, o grande objetivo da ação é chamar a atenção das pessoas para a natureza que está à nossa volta.
“Muitas vezes estamos cercados pela natureza e não damos valor a ela. Agora, as árvores terão a chance de dizer o que pensam”, brinca Malu.
As frases que as árvores vão "falar" são: “Oi! Não tô aqui só de paisagem não, viu? Tô aqui para dar ar fresco também. Mais atenção comigo, tá!”, “Oi! Você aí, você mesmo... Já pensou o que seria de você sem a gente? Toda esta natureza? Então vem cá me dar um abraço!”, “Ei! Vamos fazer um trato? Você cuida mais de mim e em troca a gente deixa a tua vida mais saudável” e “Oi! Já pensou neste espaço sem a gente por aqui? Cuida mais da gente, viu!”.
Nos locais da ação, promotoras estarão circulando para orientar as pessoas a usarem o QR code no celular para obterem mais informações sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa aconteceu nos dias 2 e 3, bem como acontece entre 7 e 8 de junho.