Editoria: Vininha F. Carvalho 28/03/2012
Depois de iniciar o ano de 2012 investindo na regularização das terras e incentivando o desenvolvimento dos pequenos agricultores o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB) participou no início dessa semana da reunião em Belém (PA), com outros representantes dos noves estados que fazem parte da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão).
O encontro (fórum) serviu para discutir a importância da união dos estados, não só na elaboração de um documento para a conferência Rio+20, mas também na execução dessa proposta sustentável.
Na Reunião foi levada em conta a diferença de cada estado como Mato Grosso, maior produtor de grãos e algodão do País. Como também as semelhanças e dificuldades, foram observadas aspectos como a batalha na conquista da regularização fundiária e também da saúde. O objetivo é tirar essa ideia do papel e colocar a sustentabilidade em prática.
O governador de Roraima destacou que hoje em dia o Brasil tem um papel muito importante no mundo e que a Amazônia é um patrimônio do povo brasileiro. Anchieta afirma também que o Rio+20 servirá não apenas para trazer soluções de problemas, sobretudo, para valorizar o serviço que a região tem feito. E ressaltou a importância do incentivo da população a viver de forma sustentável.
O Rio+20 é uma conferência com a chancela da ONU e que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. O evento será realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco92, que também teve um enfoque sustentável, serão observados avanços desde este último encontro.