Programa Green Range visa desenvolver produtos que proporcionem alta eficiência energética e economia de água

Editoria: Vininha F. Carvalho 24/03/2012

Para conquistar uma economia representativa de água, a indústria e a sociedade precisam trabalhar juntas na redução do uso deste insumo, a primeira, nos processos produtivos e a segunda, nas suas atividades diárias. No dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, data que destaca discussões entre as empresas e a sociedade sobre práticas de reaproveitamento e redução do consumo deste bem natural.

A Electrolux investe constantemente em práticas internas de sustentabilidade com o objetivo de conscientizar seus funcionários, como também aplica este conceito em muitos dos produtos que fabrica.

Desde 2002, a Electrolux do Brasil tem o projeto “Reuso de Água no Processo Produtivo”, direcionado para o público interno. As ações da empresa para a conscientização dos funcionários envolvem o uso consciente da água dentro do processo fabril.

Com essa iniciativa, a Electrolux conquistou a primeira colocação no 6° Prêmio de Conservação e Reuso da Água, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), no ano passado.

Outro exemplo de sustentabilidade na companhia foi a adoção da nanotecnologia para o tratamento e a pré-pintura de chapas metálicas, utilizadas na produção de produtos de linha branca.

A solução tornou o processo das plantas brasileiras mais eco-eficiente, com a redução de duas etapas na linha de produção, de 8 para 6, e diminuição de 70% na utilização de água.

Esta solução permite também a economia de energia, pois diferentemente do tratamento de chapas metálicas tradicional, que opera com temperaturas de 60 °C a 65 °C, o processo é feito em temperatura ambiente.

Globalmente, a companhia segue as premissas do Programa Green Spirit - Conceito de Desenvolvimento Sustentável mundial - com o objetivo de reunir ações para diminuir os impactos ambientais e, principalmente, sistematizar a troca de informações para melhoria de desempenho de suas unidades, envolvendo os funcionários e os processos de produção.

O Programa Green Spirit tem como pilares: economizar energia, poupar água, reduzir a emissão de CO2 e diminuir o uso de substâncias químicas que agridam o meio ambiente. A meta para 2014 é diminuir o consumo de água nas suas fábricas, escritórios e armazéns em 20% em relação ao ano de 2010.

O Programa Green Spirit engloba o Programa Green Range cuja premissa é desenvolver produtos que proporcionem alta eficiência energética e economia de água, além de ajudar o consumidor a contribuir para o meio ambiente.

Toda a linha de lavadoras e a maioria dos refrigeradores têm o selo Procel A de economia de energia e toda a linha de fogões tem o selo Compet A em eficiência de consumo de gás.

Fonte: Bruna Bom