Mitsubishi Outdoor proporcionou aventura e diversão na região serrana fluminense

Editoria: Vininha F. Carvalho 06/09/2011

Não faltou diversão em meio à natureza na quinta etapa do Mitsubishi Outdoor realizada neste sábado, na região serrana do Rio de Janeiro.

A prova largou em Penedo, mas o início mesmo foi a partir de Visconde de Mauá e ocorreu numa área de 650 quilômetros quadrados que abrangeu a região de Resende e, também, parte de Bocaina de Minas, no estado mineiro.

A penúltima etapa da temporada teve recorde de PCs (Postos de Cronometragem), foram 17 no total entre aventura e tarefas, sendo quatro obrigatórios.

O objetivo do rali de estratégia é alcançar o maior número de PCs e realizar as atividades programadas em cada um, por isto, as equipes precisaram suar a camisa.

Foi uma etapa rica em aventura. Quem completasse o PC6 (obrigatório) ganhava 1.000 pontos, é o PC mais valioso da história dos oito anos de Mitsubishi Outdoor e a atividade consistia num trekking de 2,5 km e depois uma escalada na Pedra Selada de 1.755 metros, deste pico era possível ver a prova inteira.

Teve também atividade de bike que passou por dentro de um rio, outro trekking ao redor da Cachoeira do Prata, travessia através de um cabo de aço por uma corredeira e até um levantamento de campo, onde precisaram usar GPS, bússola para encontrar um meio de cruzar a Serra do Machado.

Quanto as tarefas culturais que exploram à riqueza da região havia uma visita ao Museu Duas Rodas, com um acervo de mais de 300 veículos, onde precisaram achar uma moto específica ou a primeira bike de corrida.

Outra tarefa era de artesanato. Um membro da equipe necessitou costurar 10 retalhos na tela para fazer um tapete, entre outras atividades, por isto, traçar a estratégia correta foi fundamental.

O rali de estratégia promove uma grande confraternização de casais, pais e filhos, grupos de amigos que procuram desafio e muita adrenalina a cada nova etapa. Ele é aberto a todos que tenham um Mitsubishi 4x4.

As equipes são formadas por dois veículos com até dez participantes. A prova tem entre 4 e 5 horas de duração e é dividida em duas categorias: Fun (para iniciantes) e Extreme (de nível avançado).

Vencedores da Fun- A equipe campeã na categoria foi a Colégio QI - Oikos Aventura, com nove pessoas do Rio de Janeiro e participou com duas L200.

"Começamos em 2006 quando compramos um Mitsubishi para participar e não paramos mais, aqui na equipe tem gente que tem aptidão para navegar, outro para trabalhos manuais, um para aventura, tudo é dividido e isto valeu a vitória", diz o piloto Charles Frederico Muratori.

Tanto que quem fez a prova de aventura foi o montanhista há 15 anos, Giovanni Carvalho: "Fiz a subida e descida da Pedra Selada em 1h50. No geral a prova foi desafiante, muito bem montada, de alto nível e com excelentes lugares", elogiou.

Em segundo lugar ficou a Equipe Coragem de São Paulo, com dois Pajeros. "Foi gratificante, a cada prova temos nos preparado e o nosso desenvolvimento está melhor e hoje nos juntamos a uma outra equipe experiente que fez a diferença", explica o médico Jean George Eftimie.

O piloto se referiu às competidoras Luciana Bragante, piloto de Cross Country e a navegadora Patrícia Romanatti que ajudaram na estratégia e segundo ele, foi a combinação perfeita que trouxe equilíbrio e fez o grupo buscar PCs que valiam mais valiosos.


Vencedores da Extreme:

Já na categoria de nível avançado quem conquistou o primeiro lugar foi a Equipe Futura Racing Team, que tem vencido etapas anteriores, formada por oito integrantes de São Paulo. Uma mulher é a estrategista e diz que tudo é minuciosamente planejado.

A arquiteta Paula Emília Zanetti Cordeiro explica: "Vencemos aqui em Penedo, Sete Lagoas e Curitiba, foram quatro pódios neste ano com três primeiros lugares, faço a leitura da prova e avalio o que tem de ser feito, dividimos as tarefas e dou assessoria para os navegadores também."

Enquanto o piloto Fábio Cordeiro completa, "o resultado é fruto de empenho, concentração, pois é uma prova de superação e é um conjunto de ações. Quem fez a diferença hoje na etapa, por exemplo, foram os zequinhas que tiveram papéis essenciais."

A Equipe Papaléguas veio em segundo e é formada por membros de quatro famílias. "A equipe é completa, temos uma parte de estratégia, outra de corrida de aventura.

O Mitsubishi Outdoor é um momento seu, quando deixamos os problemas para relaxar é quando colocamos um pouco da adrenalina do dia-a-dia de lado", ressalta o engenheiro Daniel Ribeiro Araújo, piloto do Pajero TR4.

Já o outro piloto da equipe, da L200, acredita que a vitória está próxima. "Estamos batendo na trave há algumas etapas. Mas estamos nos aprimorando e vamos lutar para em São José marcamos este esperado gol", afirma o advogado Tércio Amaral de Carmargo.

A etapa final do Mitsubishi Outdoor 2011 acontecerá em São José dos Campos, no interior paulista, em 5 de novembro.

Mitsubishi Pró-Brasil - Onze toneladas de alimentos foram arrecadadas na etapa carioca, com as inscrições dos participantes. Por meio da ação social Mitsubishi Pró-Brasil estes donativos foram destinados à Secretaria de Assistência Social de Penedo, que distribuirá os mantimentos para várias instituições da cidade. Para participar, cada equipe deve doar 30 quilos de alimentos não-perecíveis e um kit de produtos de higiene. Mais informações www.mitsubishimotors.com.br

No Mitsubishi Outdoor, os patrocinadores são Itaucard, Gol, Centauro, Clarion, Mira Transportes, Castrol, Mapfre, Cisa Trading, Pirelli, Blindex, Dupont, com apoio da Artifix.

Resultado 5ª etapa (Penedo/Rio de Janeiro)

Categoria Fun

1) Equipe Colégio QI/Oikos Aventura - Charles F. Muratori/ Bernardo Zany - 3.428 pontos

2) Equipe Coragem - Jean George Eftimie/Gabriela Marques Romero -3.230

3) Equipe Vamukivamu Outproma - José Antunes/Felipe Michelotti - 3.203

Categoria Extreme

1) Equipe Futura Racing Team - Fábio Ferreira Cordeiro/Ricardo Stiepcich - 5.318 pontos

2) Equipe Papaléguas - Tércio Amaral de Camargo/ Daniel Ribeiro Araújo - 4.498

3) Equipe Bomba Bala - Carlos Andrade Caldas/Sérgio Rolo - 4.188 (resultado correto, favor desconsiderar do release anterior)

Fonte: Giorgia Torello