Aventure-se pelas paisagens europeias

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/03/2011

- Alemanha: o país germânico reserva inúmeras atividades ao ar livre, em geral, tendo como cenário, deslumbrantes campos verdejantes.

É muito comum a prática de ciclismo, principalmente na mais importante rota do país, a do Rio Meno, que possui um trajeto por entre vinhedos e bosques.

Para quem prefere as caminhadas, a Alemanha oferece trilhas com vários níveis de dificuldade. Observe a diversidade da fauna e flora da Reserva da Biosfera Rhön em Hesse.

Outro lugar imperdível é Berchtesgadener Land, ao sul da Baviera, onde é possível passear no teleférico, nadar e escalar.


- Áustria:

Há muitas opções para os amantes da aventura, como as caminhadas pelo Tirol. Com um guia gratuito, os passeios entre as montanhas são divididos por níveis de dificuldade, agradando assim a qualquer tipo de viajante.

Nas paradas, queijo tirolês para repor as energias. O Parque Nacional Gesaeuse oferece rotas de escaladas incríveis, além de paisagens silvestres para se admirar. Já os visitantes do Lago Fernsteinsee podem descobrir as belezas naturais a cavalo e ainda receber aulas de equitação.


- Espanha:

Na ilha de La Palma, na Espanha, o turista irá encontrar paisagens vulcânicas, como o Parque Nacional da Caldera de Taburiente, além de bosques densos e uma costa rodeada por belas praias. Na região de Fuencaliente, é possível fazer mergulho e descobrir a magnífica vida marinha do local, como o coral negro.

Os rios Senna e Minho oferecem quedas d’água perfeitas para praticar canoagem. Ao norte, nos Picos de Europa, se encontra o melhor dos esportes de montanha, como rotas de escaladas, de ciclismo, de caminhada e passeios a cavalo.

- Itália:

O charmoso país apresenta diversos lugares para se aventurar e observar de perto a rica natureza. Na região da Sicília, o turista encontrará propostas ótimas para praticar rafting pelos rios Alcântara e Simeto, além dos cenários naturais magníficos.

Para quem busca por outros esportes como caminhada, alpinismo, ciclismo e até os aquáticos como windsurfe, vela e esqui-aquático, essa região é o lugar certo. Para admirar as paisagens italianas existem diversos parques nacionais como o Aspromonte, bela reserva na região de Lombardia.


- Irlanda:

Uma das maneiras mais agradáveis de se conhecer a Irlanda é caminhando. Com trilhas muito bem sinalizadas, os visitantes mais experientes podem seguir sem a companhia de guia turístico.

Em Wicklow, o Jardim da Irlanda impressiona não só pela sua beleza natural, mas também pelas trilhas em meio a um bosque. A rota da cidade também inclui um percurso de 132 quilômetros, desde as montanhas, passando pelos vales e desfiladeiros do local.

O Parque Nacional Mayo, localizado ao norte do Condado de Mayo, é perfeito para praticar observação de aves.


- Portugal:

Para os amantes da natureza e das atividades ao ar livre, Portugal oferece muitos lugares para se conhecer em uma aventura. A Ilha da Madeira é excelente para praticar esportes como canyoning, exploração progressiva de rios.

No arquipélago dos Açores existe uma oferta incrível de esportes radicais, como mergulho, espeleologia no Algar do Carvão, um vulcão adormecido, e até observar tudo do alto em um parapente na ilha Santa Maria. Para os fãs dos esportes aquáticos, o Estoril oferece ótimas condições para praticar windsurfe e esqui aquático.


- República Tcheca:

Um dos melhores atrativos do destino, o turismo de aventura apresenta ofertas radicais para todos os tipos de turistas. Além das famosas montanhas Krkonose, que proporcionam uma vista incrível para quem caminha por suas trilhas, as montanhas de Jizerské hory possuem rotas ciclísticas bem interessantes.

Para quem prefere os esportes aquáticos, o país conta com grandes lagos, naturais e artificiais, com atividades como o zorbing, onde o aventureiro gira dentro de uma bola gigante por uma rampa. O turista pode também apreciar a Boemia em um relaxante passeio a cavalo.


- Suíça:

Com uma biodiversidade bem acentuada, a Suíça oferece muitas atividades aventureiras a seus visitantes. Para caminhadas, o país dispõe de 62 mil quilômetros de trilhas sinalizadas, em especial nas regiões de Grisões, Berna e Valais.

Nos Alpes, uma ponte suspensa de 374 metros sobre um precipício desafia até os turistas mais corajosos a atravessá-la. Escalar uma das 48 montanhas suíças com mais de quatro mil metros de altura ou subir em um dos mais de 600 teleféricos para conhecer os Alpes também estão entre as aventuras oferecidas pelo país.

Fonte: Jessica Ferreira