Viajar de trem pela Europa é a melhor alternativa para cruzar o velho continente

Editoria: Vininha F. Carvalho 07/02/2011

Com a modernização da malha ferroviária ficou muito mais fácil conhecer a Europa de ponta a ponta.

Com preços acessíveis e trajetos incríveis, o turista terá a chance de apreciar os diversos cenários de montanhas e campos verdejantes durante as viagens.

Além de trajetos internos, este tipo de transporte oferece também ligações entre os países europeus.


A bordo de um trem, conheça as principais cidades do velho continente:

Alemanha:

Grande parte dos visitantes que chega à Alemanha desembarca na fascinante estação de Frankfurt, uma das maiores da Europa. Aproveite para fazer compras na Rua Zeil, recheada de lojas renomadas. A viagem até Berlim dura cerca de 4 horas, passando por paisagens incríveis. Na capital alemã, visite o Portão de Brandemburgo, marco na história da cidade. Conheça também a cidade de Dresden, a 2 horas de Berlin. Localizada às margens do rio Elba, foi reconstruída após destruição na 2ª Guerra Mundial e se tornou um cenário cultural impressionante.


Áustria:

Viena pode ser o ponto de partida para os viajantes que querem conhecer este maravilhoso país de trem. A capital mundial da música encanta pela arquitetura, mas também oferece muitas opções de lazer e diversão aos turistas. Na Estação Central Wien Meidling, embarque em uma viagem magnífica com cerca de 3 horas de duração até Salzburgo. A cidade natal do famoso compositor Mozart apresenta belos castelos, igrejas barrocas e museus como opções de passeios. Em Innsbruck, a 2 horas de trem desde Salzburgo, aproveite as inúmeras estações de esqui.

Espanha:

A capital Madri, uma cidade cosmopolita e agitada, está recheada de atrações para todos os tipos de turistas. Embarque em um trem para Barcelona, cidade mediterrânea com vida noturna agitada e lojas fantásticas. Passeie pelo parque Guell, que com suas formas peculiares e harmônica combinação de cores, parece tirado de um conto de fadas. Antes de chegar a Barcelona, faça conexão em Zaragoza e aproveite para conhecer a Catedral del Salvador, uma das principais igrejas da cidade.

Irlanda:

Inicie a viagem por Cork, cidade universitária bem agitada, com uma enorme variedade de bares e restaurantes com o melhor da gastronomia irlandesa. Siga para Dublin, a capital, onde se encontra um pub em cada esquina e a bela arquitetura georgiana. A viagem da capital à Galway dura cerca de 3 horas. Um dos principais destinos de férias, a cidade é rodeada pelo rio Corrib e possui uma charmosa arquitetura.

Itália:

Milão, a capital da moda, é o lugar ideal para fazer compras e passear pelas ruas movimentadas. Embarque no sentido sul para Florença, na região da Toscana. Banhada pelo rio Arno, possui muitos mirantes, de onde se pode admirar a arquitetura da cidade, como a Ponte Vecchio e suas lojinhas de joalheria. Nas proximidades, a encantadora Siena também conta com diversas atrações, como a Piazza del Campo, palco da corrida de cavalos, Palio di Siena. Não deixe de visitar a capital Roma e seus pontos turísticos mais famosos, como o Coliseu.

Portugal:

Com paisagens de perder o fôlego, montanhas, planícies, castelos e cidades bucólicas, a capital Lisboa é uma cidade moderna e agitada. Já Coimbra é uma das cidades mais importantes de Portugal e possui atrações imperdíveis que contam a história do país, com destaque para a arquitetura medieval. De Coimbra à Cidade do Porto, a viagem tem duração de aproximadamente 1 hora. No Porto, a cidade do vinho mais famoso do mundo, os visitantes se deslumbram com a charmosa estação de trem, São Bento, além das igrejas barrocas e pequenas ruas para explorar. Além de tudo isso, um passeio de trem pelo Vale do Douro é uma experiência única.

República Tcheca:

Com uma fascinante história e arquitetura magnífica, a República Tcheca oferece diversos trajetos em trem para os turistas. A impressionante Praga possui um centro histórico muito conservado. A partir da estação Hlavni Nadrazi, na capital, a cerca de 3 horas está à cidade de Olomouc, banhada pelo rio Moravia, onde é possível observar o deslumbrante monumento Coluna da Santíssima Trindade. Visite também a cidade de Karlovy Vary, 3 horas da capital, que por suas águas termais que chegam a 72º C, possui uma concentração incrível de spas.

Suíça:

Embora seja um país pequeno no coração da Europa, a Suíça conta com uma das melhores malhas ferroviárias do mundo. O confiável Sistema de Transporte Suíço oferece viagens panorâmicas a bordo de trens confortáveis e pontuais como os próprios relógios suíços. Nada melhor do que curtir de forma econômica as estonteantes paisagens alpinas da Suíça com a ajuda do Swiss Pass: o passe inclui não só o transporte ferroviário, como também os ônibus, barcos e transporte urbano em 41 cidades suíças, além de conceder descontos de até 50% nas excursões de montanha, entrada livre em 400 museus e gratuidade para crianças de até 16 anos acompanhadas dos pais. Com tantas facilidades, não há desculpa para não se conhecer as três culturas (alemã, francesa e italiana) deste pequeno grande país.

Sobre a Comissão Europeia de Turismo:

A Comissão Europeia de Turismo, fundada em 1948 e com sede em Bruxelas, é formada por 39 países e está representada na América Latina desde abril de 1983. Seu objetivo é promover a Europa como um destino turístico atraente e disseminar informações sobre os países europeus e suas principais atrações, mediante a realização de eventos promocionais para o trade de turismo, além de ações de sensibilização para jornalistas e consumidores finais. A CET para a América Latina é constituída ao todo por oito países: Alemanha, Áustria, Espanha, Irlanda, Portugal, Itália, República Tcheca e Suíça.

Fonte: Jessica Ferreira