Editoria: Vininha F. Carvalho 04/02/2011
O desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil ganhou um grande impulso na última semana com a eleição do brasileiro Helenio Waddington, fundador da associação de hotéis Roteiros de Charme, para o Conselho Assessor da Aliança Global para o Turismo Sustentável.
Helenio é o único brasileiro representante do setor privado na parceria, um projeto inovador que busca transformar o setor do turismo mundial ao adotar políticas bem sucedidas de sustentabilidade e investimentos.
A Aliança Global para o Turismo Sustentável foi fundada na última semana em sua primeira Assembléia Geral, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) e realizada na Costa Rica.
O novo fórum tem a participação de 18 países, além de associações de indústrias, organizações ambientais e sociais e agências das Nações Unidas. A idéia é transformar a maneira como o turismo é operado mundialmente, promovendo a transição do setor para uma ‘economia verde’.
O amplo alcance geográfico da aliança facilita a identificação e reprodução de políticas e projetos sustentáveis bem-sucedidos. Com a participação de Helenio Waddington na aliança global, o Brasil ganha voz e mais oportunidades no desenvolvimento do turismo sustentável, além de levar as experiências da nossa hotelaria sustentável para o âmbito internacional.
O turismo é uma atividade muito importante, especialmente para países em desenvolvimento, como o Brasil. No entanto, o impacto de uma gestão ineficiente pode ter resultados profundos, como a destruição das atrações naturais e culturais de um país das quais o próprio setor depende para a sua manutenção e crescimento.
“Essa parceria será muito importante para o turismo brasileiro neste momento, em que há um grande aquecimento do setor e expectativas para uma atuação sustentável na realização da Copa e Olimpíadas’, diz a diretora de Meio Ambiente da Roteiros de Charme, Mônica Borobia.
Sobre Helenio Waddington e a Associação de Hotéis Roteiros de Charme:
Helenio Waddington é o presidente da associação de hotéis Roteiros de Charme, uma organização privada, sem fins lucrativos, fundada por ele em 1992 sob inspiração da Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92. Advogado de profissão, Helenio abraçou a hotelaria e tornou-se o pioneiro na adoção e difusão de práticas sustentáveis no setor.
Em 1999, a Associação desenvolveu e adotou um código de ética e conduta ambiental, em cooperação com a UNEP e desde então implementadas por todos os membros. A associação integra ainda a Organização Mundial do Turismo, sediada em Madrid, tendo sido eleita em 2009 para a Vice Presidência da Junta Diretiva do Conselho Empresaria daquele organismo das Nações Unidas. Em seu hotel, o Rosa dos Ventos, em Teresópolis, Helenio tem promovido práticas ambientais e usa a energia solar há 30 anos.
A Associação dispõe de 50 hotéis independentes, pousadas e refúgios ecológicos, que se dedicam à preservação dos 42 destinos de turismo e geração de multiplicadores das práticas sociais e ambientais.