Começa o Ano Internacional da Química

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/01/2011

O lançamento mundial do Ano Internacional da Química 2011 (AIQ 2011) ocorreu hoje de manhã, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Paris, na França.

O evento reuniu mais de 300 convidados, entre autoridades, cientistas, empresários do setor químico, acadêmicos e representantes de entidades internacionais.

Segundo John Malin, Chair do Comitê Mundial do Ano Internacional da Química, o Brasil terá uma participação muito importante no Ano Internacional da Química, pois “o País tem uma comunidade química bastante ativa e engajada”.

As autoridades presentes destacaram que o Ano Internacional da Química 2011 irá fortalecer as parcerias entre os setores econômico e educacional para que seja possível enfrentar os desafios relacionados às megatendências globais, os quais afetam a todos: nutrição e saúde; urbanização; mobilidade e comunicação; demanda energética e proteção climática.

O cientista Jean-Marie Lehn, vencedor do Prêmio Nobel de Química de 1987, enfatizou em sua apresentação que a essência da Química não é só descobrir, mas sim criar. “O livro da Química não é só para ser lido, mas também escrito. O jogo da Química não é só para ser jogado, mas sim criado”, ressaltou.

Com a temática internacional “Química - Nossa vida, nosso futuro”, o AIQ 2011 celebra o centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à cientista Marie Curie, uma oportunidade para destacar as contribuições das mulheres para o avanço da ciência. O objetivo é enfatizar as grandes descobertas e conquistas científicas e tecnológicas da Química, além de demonstrar sua importância para a humanidade e aumentar o interesse dos jovens por seu estudo.

Os eventos e outras ações realizadas no Brasil e no mundo vão enfatizar a Química como uma ciência criativa e essencial para a sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida da população. 2011 também marca os 100 anos da Associação Internacional das Entidades Químicas (International Association of Chemical Societies).

No Brasil, com o slogan “Química para um Mundo Melhor”, entidades, universidades e empresas do setor estão engajadas em iniciativas a serem realizadas ao longo do ano. Estão programadas diversas atividades educativas e de divulgação científica, com o objetivo de enfatizar a importância da Química para a sociedade. Além do Brasil, mais de 60 países participarão do Ano Internacional da Química, incluindo outras nações da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.



Sobre o AIQ 2011:

- Realizado no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e pelos Conselhos Regionais de Química (CRQs), o Ano Internacional da Química 2011 (AIQ 2011) tem como responsáveis pela coordenação internacional de suas atividades a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Mário Henrique Viana – mh@alcommpartners.com.br – (11) 2165-6812 - (11) 7736-1147

Fonte: Stefanie Leipert