Pesquisadores Brasileiros recebem Prêmio Internacional de Sustentabilidade “Green Talents”

Editoria: Vininha F. Carvalho 02/12/2010

O Prêmio Internacional de Sustentabilidade “Green Talents” 2010 contemplou 20 jovens pesquisadores por seus trabalhos acadêmicos desenvolvidos na área, dentre eles duas brasileiras. A Ministra Federal de Educação e Pesquisa Alemã Annette Schavan recebeu os 20 vencedores de 12 países no 7º Fórum para a Sustentabilidade do Ministério Federal de Educação e Pesquisa (FONA), em Berlim.

“Estamos extremamente satisfeitos pela adesão à competição ‘Green Talents’ deste ano e pelo interesse dos participantes na Alemanha como local de pesquisa”, disse a ministra.

“O objetivo deste concurso é desenvolver a cooperação internacional para que possamos em conjunto contribuir para soluções sustentáveis que combatam as alterações climáticas e protejam o meio-ambiente”.

O prêmio do Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) é entregue pela segunda vez em 2010. É uma distinção para talentos científicos extraordinários no campo de pesquisa sobre sustentabilidade.

O critério decisivo de seleção é o fato de uma pesquisa poder contribuir de forma crucial para os desafios globais, como as alterações climáticas, declínio das fontes energéticas e a poluição ambiental.

Janaína Accordi Junkes, uma das brasileiras contempladas, está atualmente fazendo o seu doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis e impressionou o júri com a sua pesquisa na utilização de resíduos industriais, como o lodo de estações de tratamento de água potável na fabricação de revestimentos cerâmicos.

Daniela Morais Leme, a outra vencedora, é estudante da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro e foi premiada pela sua pesquisa na área de poluição ambiental, por avaliação de águas de solos contaminados com biodiesel e suas misturas ao óleo diesel.

Um total de 234 jovens cientistas de 57 países inscreveram-se para se tornarem um dos “Green Talents”, entre eles 18 investigadores do Brasil.

“Green Talents 2010” do Brasil:

Janaína ACCORDI JUNKES (Brasil), mestrado em ciência e engenharia de materiais, em fase de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, foco da investigação: gestão de resíduos - reutilização de resíduos minerais.

Daniela MORAIS LEME (Brasil), mestrado em ciências biológicas, em fase de doutorado na Universidade Estadual Paulista Rio Claro, Brasil, foco da investigação: impacto ambiental do biodiesel.

Fonte: Carolina Dorneles