Seis rotas turísticas destacam Bento Gonçalves como destino

Editoria: Vininha F. Carvalho 09/11/2010

Quem nunca ouviu falar no Vale dos Vinhedos, nos Caminhos de Pedra, nos Vinhos de Montanha, no Vale do Rio das Antas, na Rota das Cantinas Históricas ou ainda o Tour Via Del Vino? Pois é, estes seis roteiros fazem parte dos atrativos turísticos de Bento Gonçalves, diferenciando a cidade do restante do Brasil e fortalecendo sua condição de destino turístico, tanto para o segmento de lazer quanto para o de negócios.

Com autenticidade e identidades culturais próprias e ao mesmo tempo diferenciadas, Bento Gonçalves (RS) é uma das poucas cidades que oferece tantas opções para o turista. Entretanto, o Brasil ainda não conhece essas particularidades. É justamente isso que o Bento Convention Bureau pretende fazer: intensificar a divulgação do que Bento tem a oferecer.

Similares entre si devido a preservação da cultura italiana, cada rota traz em sua proposta um pouco da história da colonização com a preservação dos hábitos dos imigrantes. A paisagem europeia é mais um forte apelo para quem deseja sair da rotina aliando turismo de negócios ao de lazer.

Para isso, a cidade oferece 2.448 leitos em 28 hoteis e pousadas e uma oferta de 70 vinícolas abertas para visitação e degustação. No ano passado foram mais de um milhão de visitantes.

Paralelo a essa ampla estrutura de atendimento ao turista, o município ainda se destaca por oferecer espaços diferenciados para eventos de diferentes portes. O principal deles é o Parque de Eventos instalado em uma área territorial de 322.566 m², sendo considerado um dos maiores espaços cobertos e climatizados para eventos da América Latina com 58.000m². Sua estrutura dispõe ainda de torre de telefonia, internet, cobertura Wireless, heliponto, escada rolante, reservatórios de água próprios, estacionamento asfaltado, permitindo um fluxo de 2.500 automóveis dentro do Parque, além de três subestações totalizando uma potência de 10.000 kVA.

ROTEIROS:

- Vale dos Vinhedos - O Vale dos Vinhedos representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos. Os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e, até mesmo, na paisagem do Vale dos Vinhedos. A construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho são marcas registradas. Vales e montanhas cobertos de parreirais marcam a beleza do Vale dos Vinhedos, hoje visitado por quem aprecia o enoturismo. São pequenas propriedades rurais dividindo espaço com vinícolas renomadas, que ao longo dos últimos anos conquistaram destaque nacional e internacional pela qualidade e personalidade dos seus vinhos. Os vinhos do Vale são os únicos do país a apresentar o Selo de Indicação de Procedência, garantindo a origem dos vinhos finos ali produzidos e estão às vésperas de conquistar sua Denominação de Origem. São mais de 30 vinícolas abertas para visitação e degustação.

- Caminhos de Pedra (São Pedro) - Legítimos representantes da cultura camponesa, aquela que fazia tudo com as mãos, os imigrantes italianos, totalmente desprovidos de bens materiais, trouxeram para o Distrito de São Pedro a riqueza de seus valores culturais, expressos na religiosidade, no trabalho e valorização da família. Hoje, os Caminhos de Pedra resgatam a herança cultural recebida dos imigrantes italianos, constituindo-se num museu vivo, onde os descendentes desses imigrantes recebem o visitante e lhes mostram a autenticidade e originalidade da sua cultura, gastronomia e arquitetura. Para melhor compreensão deste roteiro é necessário estar acompanhado de guia de turismo. Taxas de visitação são cobradas no local e/ou administradas pelas agências e operadoras de turismo.

- Vinhos de Montanha (Pinto Bandeira) - Num dos mais belos locais da serra gaúcha, o distrito de Pinto Bandeira oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar lindas paisagens e degustar vinhos maravilhosos. O verde dos parreirais, a tranqüilidade e o ar puro são as melhores companhias para apreciar este belíssimo passeio. As vinícolas, que se encontram ao longo do trajeto, estão sempre de portas abertas para os visitantes, oferecendo degustação, varejo e produtos típicos.

- Vale do Rio das Antas (Tuiuty) - O Vale do Rio das Antas é um local de extrema beleza cercado por uma paisagem exuberante. Neste trajeto, o visitante encontra tendas de produtos coloniais, artesanato e lancherias com vista panorâmica. A 25 km de distância da cidade está situada a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como “Ponte do Rio das Antas” uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. O visitante poderá observar as águas do Rio das Antas formando uma enorme “ferradura” ao redor de uma montanha. O Vale abriga também, na sede do Distrito de Tuiuty, as novas instalações dos Vinhos Salton, uma construção grandiosa com 30.000 metros quadrados. Além do parque industrial, a Salton contará com um Parque Temático da Uva e do Vinho, com passarelas internas para que os turistas possam transitar pela área de produção de vinhos e conhecer todo o processo de elaboração do vinho, desde a colheita da uva até o engarrafamento.

- Rota das Cantinas Históricas (Faria Lemos) - Localizado ao norte do Município o roteiro Caminhos de Faria Lemos possui topografia acidentada na qual se destaca o Vale Aurora, uma região forte na produção de uvas. Nas áreas mais próximas ao Rio das Antas os visitantes podem conhecer as técnicas de produção de cachaça e seus derivados. Na sede do distrito um belvedere situado no extremo da torre da igreja garante uma vista inesquecível da paisagem local, formada por montanhas, vales e parreirais. Destaque para a vista do Rio das Antas e do Morro dos Baianos. O roteiro ainda inclui visitação a vinícolas familiares e empreendimentos artesanais, além das edificações centenárias construídas em pedra e madeira que testemunham a arquitetura colonial italiana.

- Tour Via Del Vino (Centro) - A Via Del Vino é considerada o coração de Bento Gonçalves. Principal rua do município desde a sua fundação, foi no seu entorno que a cidade se desenvolveu. É o local onde se encontram os prédios mais antigos do município. A vida social e econômica girava em torno desta via, pois nela já se localizavam a igreja matriz, o clube social, a prefeitura, praças e agências bancárias. Concentra boa parte dos estabelecimentos comerciais do município, sendo utilizada pela população local para suas compras e também como local de passeio e lazer. A Via Del Vino recebeu este nome em 1990, ano em que foi executado o largo em frente à Prefeitura, construída a Fontana (chafariz com jatos de água cor de vinho), as casas típicas de madeira, com Centro de Atendimento e Loja de Artesanato, para turistas e população em geral. Para auxiliar o acompanhamento do Tour Via del Vino, cada prédio possui uma placa onde é descrito a sua história e curiosidades. Ao longo da Via, tótens também têm esta função, bem como o folder distribuído.

Fonte: Bento Convention Bureau