Tese sobre turismo e sustentabilidade desenvolvida por docente da UFSCar é premiada

Editoria: Vininha F. Carvalho 05/10/2010

Tese de doutorado desenvolvida pelo professor Frederico Yuri Hanai, do curso de Gestão Ambiental da UFSCar, recebeu o "VII Prêmio EBAPE - FGV/MTur", promovido pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV) e o Ministério do Turismo (MTur). O objetivo da premiação é estimular a reflexão teórica e as práticas concretas sobre o turismo no Brasil.

A tese "Sistema de Indicadores de Sustentabilidade: uma aplicação ao contexto do desenvolvimento do turismo na região de Bueno Brandão, Estado de Minas Gerais, Brasil" foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), sob orientação do docente Evaldo Luiz Gaeta Espíndola, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC-USP.

A pesquisa teve como objetivo principal investigar e elaborar instrumentos e procedimentos para a proposição do Sistema de Indicadores de Sustentabilidade do Desenvolvimento do Turismo (SISDTur), envolvendo a comunidade local do município de Bueno Brandão-MG, localizado na região da bacia hidrográfica de montante do rio Mogi-Guaçu, no Sul do Estado de Minas Gerais.

"As preocupações com os problemas e desafios socioeconômicos e ambientais, relacionados ao uso dos recursos hídricos e à estrita dependência econômica da produção agropecuária nesta região remetem à necessidade e proposição de oportunidades de desenvolvimento local, visando propiciar melhores condições de vida aos moradores", salienta Hanai.

As características geográficas, paisagísticas e climáticas da região analisada, aliadas à receptividade da população local, fazem de Bueno Brandão um destino cada vez mais procurado pelos turistas, principalmente em finais de semana e feriados prolongados.

"Nesta região, as transformações socioeconômicas, principalmente do espaço rural, vêm requisitando urgentemente novas alternativas sustentáveis de desenvolvimento, colocando o turismo como opção emergente adequada às aptidões e realidades regionais. Desta forma, houve a necessidade prioritária de investigar cientificamente procedimentos e indicadores para a análise do processo de desenvolvimento do turismo, no sentido de propiciar a elaboração de instrumentos técnicos e científicos para sua medição e monitoramento, auxiliando a tomada de decisões e a gestão sustentável da atividade turística na região", explica o professor.

Apesar da pesquisa ter tido como contexto a cidade mineira, Hanai afirma que os instrumentos utilizados durante a pesquisa podem ser aplicados em outras cidades.

"O conjunto de indicadores do SISDTur, abrangendo as várias dimensões de sustentabilidade, pode ser reproduzido em regiões com características semelhantes à realidade de Bueno Brandão, desde que haja uma adaptação dos indicadores às especificidades locais. O SISDTur constitui-se em instrumento altamente efetivo e flexível no planejamento e monitoramento do turismo, que busca, juntamente com outros instrumentos de gestão, o alcance dos princípios sustentáveis de desenvolvimento do turismo numa região", afirma.

Para Hanai, o Prêmio representa um incentivo fundamental para as pesquisas que abordam questões relativas à sustentabilidade e ao desenvolvimento do turismo local . A premiação será realizada no dia 27 de setembro de 2010, na sede da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

Fonte: UFSCar