Editoria: Vininha F. Carvalho 30/03/2010
Contando com apoio da Prefeitura através da Secretaria de Lazer e Esporte, São Pedro estará realizando no próximo mês de maio um torneio de rugby que pretende reunir de 200 a 250 atletas, com jogos no “São Pedrão”.
Este será o primeiro evento do gênero a acontecer na cidade envolvendo de 16 a 18 times da 2ª. Divisão da Liga Paulista de Rugby. A informação foi dada pelo diretor-tesoureiro da Liga, Rodrigo Scoton, são-pedrense e grande incentivador do esporte em nossa cidade.
Workshop:
Organizado pela Liga Paulista de Rugby, 90 pessoas representando 19 equipes do estado, estiveram participando de um “workshop”, em São Pedro, no último fim de semana. As aulas teóricas aconteceram no Museu Gustavo Teixeira em dois períodos, e incluíram regras básicas de arbitragem e posicionamento de árbitros em campo e a comunicação entre eles, apresentação de regras específicas e infrações graves, posicionamento de árbitros em jogadas paradas, atuação e posicionamento dos árbitros de linha, auxílio do árbitro de linha ao 1º. árbitro, e atuação do 4º. árbitro durante o jogo. As aulas práticas foram realizadas no Estádio “São Pedrão” e visaram, principalmente, a avaliação dos participantes.
O rugby:
O rugby é um esporte nascido na cidade inglesa de Rugby em 1828 e caracteriza-se pelo choque direto (corpo a corpo) entre os jogadores. Do rugby nasceu o futebol americano, hoje o esporte mais popular dos Estados Unidos.
Nos jogos olímpicos, a equipe de rugby é formada por sete atletas, chamada de “seven aside”. Para os iniciantes existem duas modalidades: o “ten aside” com a participação de dez jogadores e o “twelve aside”, com doze.
Em jogos oficiais cada equipe participa com quinze atletas. Jovem de 16 anos poderá atuar desde que não participe da 1ª. linha do “scrum” (menores estão proibidos de formarem na linha de frente devido ao perigo da jogada).
De acordo com Rodrigo Scoton, São Pedro está trabalhando para formar a sua primeira equipe de rugby. Os treinos acontecem todos os sábados, às 16h no “São Pedrão”. Ainda segundo Rodrigo, a intenção é trazer a sede da Liga Paulista de Rugby para São Pedro, por se tratar da cidade mais central do estão. Atualmente a sede está localizada em Campinas.