Belezas naturais de Governador Celso Ramos atraem investidores

Editoria: Vininha F. Carvalho 30/03/2010

Distante apenas 48 quilômetros de Florianópolis, o município de Governador Celso Ramos, uma antiga vila de pescadores encravada entre a montanha e o mar, no litoral norte de Santa Catarina, vem atraindo a atenção de visitantes e investidores.

Os primeiros encontram no local, um paraíso com praias limpas de águas profundas e verdes, uma imensa faixa de areia e muita tranqüilidade.

Já os investidores encontram tudo isso e ainda pedaços de terra que estão entre os mais valorizados da costa catarinense, que é uma das mais belas do País.

A Praia de Palmas, que tem a melhor infraestrutura da cidade, é também a mais procurada. É nela que está localizado o loteamento Palmas do Arvoredo, empreendimento totalmente planejado e de alto padrão, inaugurado há 12 anos e hoje com poucos lotes à venda.

Nos últimos 12 meses a valorização dos terrenos no local chegou a 20%. Se for levado em conta um período mais longo – de alguns poucos anos – a valorização dos lotes no empreendimento é ainda maior – há casos em que os ganhos ultrapassam os 1000%.

Leila Martini, Gerente de Vendas da Palmar Empreendimentos Imobiliários, explica os motivos da busca crescente pelo empreendimento: “Não é apenas pela beleza natural, que é incrível, mas porque aqui você está perto de duas cidades grandes e com uma vida noturna agitada, como Balneário Camboriú e Florianópolis, sem perder a tranqüilidade e a segurança de uma vila do interior”.

Local atrai estrangeiros:

Não é só o investidor brasileiro que descobriu Governador Celso Ramos. Os espanhóis também viram no lugar uma possibilidade de expandirem os negócios em solo brasileiro. É o caso do grupo Plural Brasil, que com a incorporadora Atlântica Resort & Golf planeja para o segundo semestre de 2010 a construção da Quinta dos Ganchos, no bairro do Jordão.

O empreendimento ocupará uma área de 1,2 mil hectares e terá condomínio residencial, hotéis de luxo, um hotel apenas para eventos corporativos, campos de golfe, hípica, marinas e uma área comercial de 70 mil metros quadrados.

Luxo:

Tantos atributos naturais também chamaram a atenção do grupo que administra a rede de hotéis de alto luxo Txai, que tem um resort em Itacaré, na Bahia, onde o cliente ao entrar no bangalô encontra sua cama coberta de flores.

O grupo vai investir na cidade R$ 58 milhões e, da mesma forma que o Grupo Plural, prevê iniciar as obras de um hotel no balneário no segundo semestre de 2010. Do terreno de 755 mil m², apenas 5% será edificado, sendo o restante de área preservada.

“O Txai é um hotel de baixíssima ocupação e esse é o nosso diferencial”, destaca Francisco Vasconcellos, da Invest Tur Brasil, que administra a rede no País.

Em casa:

Dono da Xanahi Participações e Representações, o empresário Hilário Freitas conhece bem Governador Celso Ramos. A família, dona de um grupo empresarial de Criciúma, há muitas décadas freqüenta a cidade, onde possui uma casa de praia movimentada, que já foi palco de algumas das mais famosas festas da elite de Santa Catarina. Pois agora o empresário se prepara para construir um resort na região, num imenso pedaço de terra – 700 mil metros quadrados - que adquiriu na década de 70.

O resort terá 100 chalés, 60 apartamentos, centro de convenções, complexo de lazer e marina e será administrado pela Xanahi Empreendimentos Turísticos Ltda. “Este lugar é uma verdadeira paixão e também um ótimo local para investimentos. A conclusão do anel viário e o acesso mais fácil ao município valorizaram o patrimônio e vão levar ainda mais desenvolvimento à região”, diz, referindo-se a uma importante obra rodoviária realizada recentemente.

Reserva particular:

Outro grande empreendimento, previsto para inaugurar em 2012, será erguido na praia de Sissial, um pequeno paraíso localizado entre as praias de Palmas e Armação da Piedade. O complexo turístico Vilas do Sissial ficará numa área de 140 hectares e, da mesma forma que os demais, terá baixo adensamento (76% do terreno é preservado).

Além de hotel, terá condomínio residencial e centro de convenções, segundo o empresário Luiz Cadenas, que está à frente do projeto. O complexo conta ainda com uma reserva verde particular, que preservará a fauna e a flora existentes na área do empreendimento.

Fonte: Déborah Almada