Porto Alegre finaliza o primeiro debate para classificação hoteleira no Brasil

Editoria: Vininha F. Carvalho 04/03/2010

O primeiro encontro para discutir a nova classificação hoteleira brasileira encerrou na sexta-feira, 26 de fevereiro, em Porto Alegre (RS). Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), em conjunto com o INMETRO e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), o encontro reuniu cerca de 60 empresários do setor no Hotel Everest e contou com o apoio da Secretaria de Turismo de Porto Alegre.

A capital gaúcha marcou o início da série de oito grandes seminários, todos com três dias de duração, que serão realizados até maio em oito cidades do país, para com o objetivo de estabelecer as matrizes de oito tipos de empreendimentos.

São eles: Resorts, de 11 à 13/3 na Costa do Sauípe (BA); Cama & Café, de 18 à 20/3 no Rio de Janeiro (RJ); Hotel Fazenda, de 25 à 27/3 em Cuiabá – Pantanal - (MT); Flat, de 8 à 10/4 em Vitória (ES); Hotel Histórico, de 15 à 17/4 em Ouro Preto (MG); Pousada, de 26 à 28/4 em Tibau do Sul – Praia da Pipa - (RN) e Hotel de Selva, de 6 à 8/5 em Manaus (AM). Em Porto Alegre, a coordenação do projeto apresentou a dinâmica do projeto para a matriz Hotel Urbano, dando continuidade à oficinas técnicas e discussões dos critérios de infraestrutura, serviços, aspectos legais e sustentabilidade.

O objetivo da nova classificação é atender ao Plano Nacional de Turismo (PNT) e a Lei Geral do Turismo, além de ser uma exigência feita pela FIFA e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

O Diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Martini Moesch, destacou o fato da elaboração de oito novas matrizes contemplando as diferentes modalidades de hotelaria.

Segundo Moesch, “são modelos já utilizados na Europa, na África e em outros países que darão ao Brasil a possibilidade de possuir um padrão internacional, evitando desinformação e divergências ao turista na hora de optar por um meio de hospedagem”.

O Ministério do Turismo informa que o documento completo com todas as conclusões do encontro estará disponível nos próximos dias no site www.turismo.gov.br. A Matriz consolidada ficará disponível no site por 20 dias após sua veiculação e sugestões e comentários podem ser enviados por email.

Fonte: Adriano Frauches

E-mail: