Atrações nas montanhas capixabas chegam junto com o inverno

Editoria: Vininha F. Carvalho 12/07/2010

Para os apaixonados pela história do País, o Espírito Santo figura entre destinos de parada obrigatória, já que caminhar pelas ruas da capital Vitória significa recuperar cerca de 500 anos de acontecimentos.

A cidade revela construções ecléticas, igrejas e escadarias contrastando com suas modernas instalações; opções de programas noturnos também são inúmeras, por conta dos bares, restaurantes e discotecas. O clima quente predomina nas terras capixabas, o que favorece passeios pelo mar, ilhas e inúmeras opções de lazer disponíveis na cidade. Mas, durante o inverno, a paisagem se transforma, exaltando a beleza das montanhas e deslocando moradores e turistas para os arredores, onde as temperaturas são amenas. Os amantes das belezas naturais podem se deliciar com as paisagens deslumbrantes.

Nessa época, o pacato município de Domingos Martins vira “capital” quando os termômetros chegam a 0ºC. Um dos principais pontos turísticos é o Parque Estadual da Pedra Azul, a ser apreciado calmamente, onde turistas encontram trilhas, piscinas naturais, cachoeiras, fauna e flora diversificadas.

A exuberante Mata Atlântica que compõe o cenário deu ao destino o título “Cidade do Verde”, consolidando-o como principal reduto regional. Afinal, ainda oferece conforto, sofisticação e variados hotéis.

Além disso, Domingos Martins é sede do famoso Festival de Inverno, um dos mais importantes eventos da música clássica no Estado, que acontece entre 22 de julho e 1º de agosto. A realização atrai milhares de turistas para prestigiar os jovens talentos e ainda desfrutar das belezas naturais, culturas, produção artesanal e gastronomia. Não deixe de apreciar os pratos da culinária local, como moqueca e torta capixaba. A edição deste ano tem como inspiração o bicentenário do nascimento de Frédéric Chopin – compositor e pianista – e o centenário de Noel Rosa – sambista, cantor, compositor, ícone da música brasileira no Brasil.

Passeio de trem:

Outro destaque que figura entre as atrações mais procuradas é o Trem das Montanhas Capixabas, uma litorina que traz as características da cultura e influência dos imigrantes europeus traduzidas nas festas, no cotidiano, na arquitetura e na gastronomia. Operado pela empresa Serra Verde Express, o trem faz o trajeto entre as cidades de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano, em 43 quilômetros.

Durante o passeio, a exuberante vista revela formações rochosas exóticas observadas de uma altitude de 15 metros acima do nível do mar, chegando a Marechal Floriano, que fica a uma altitude de cerca de 530 metros. Pontes, túneis e cachoeiras ainda emolduram a paisagem da serra do mar e da Mata Atlântica, que mais parece uma pintura criada pela natureza.

O passeio de trem no trecho que percorre Viana, Domingo Martins, Marechal Floriano e Araguaia sai no valor de R$ 86 para cada adulto e R$ 52 para criança entre 5 e 12 anos.







Fonte: Clarisse Ferreira