Parcerias na região trinacional podem servir de exemplo para o mundo

Editoria: Vininha F. Carvalho 14/06/2010

As parceiras entre Itaipu Binacional e o trade turístico de Foz do Iguaçu podem servir de exemplo para outras regiões turísticas do mundo. A afirmação é do secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), o jordaniano Teleb Rifai, que esteve em Itaipu participando de um seminário sobre a cooperação público-privada no turismo da América Latina. Durante o evento, foi oficializada a entrada do Polo Internacional Iguassu como membro da OMT.

“O mundo será capaz de ver essa região como um marco na parceria entre os países”, afirmou Rifai em relação ao caráter binacional de Itaipu e as parcerias da empresa como outros órgãos de Foz. De acordo com ele, essas parceiras são a forma de se adptar às rápidas mudanças pela qual o mundo vem passando, além de fomentar à integração entre as regiões.

O seminário aconteceu no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e reuniu os membros afiliados latrino-americanos da OMT. Além de Rifai, estavam presentes o secretário de Turismo da Espanha, Joan Mesquida Ferrando, a ministra de Turismo do Paraguai, Liz Rosanna Cramer Campos, o diretor dos membros afiliados da OMT, Javier Blanco, além de autoridades locais, do trade turístico de Foz e da Itaipu Binacional.

Segundo Javier Blanco, todos os países são responsáveis por um turismo mais sustentável e esta meta só será alcançada por meio de políticas conjuntas.

“Temos que ser mais eficazes e desenvolver políticas mais objetivas”, disse. Para ele, é preciso desenvolver ações de cooperação, marketing e formação de infra-estrutura para poder fazer o turismo voltar a crescer no mundo, e se recuperar da crise pela qual passou no ano passado.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, destacou a binacionalidade da empresa, promovida diariamente pelos empregados.

“Somos exemplo de integração”, afirmou. O esporte e o turismo, continuou Samek, geram ótimas oportunidades para proporcionar a integração entre os povos.

Polo Iguassu na OMT:

Foz e região serão representadas internacionalmente pelo Polo Iguassu na OMT. Primeiro instituto paranaense a integrar à organização, o Polo terá amplo espaço para debater e trocar experiências com representantes do turismo de outros países.

De acordo com o presidente do Polo Iguassu, Faisal Saleh, a primeira atividade da organização na OMT será promover, no segundo semestre de 2011,m o Fórum Mundial de Turismo para a Paz, na região das três fronteiras. A proposta do evento será apresentada em parceria com o Instituto Marca Brasil.