Caminhos Temperados apresenta os sabores de uma região muito especial do Sul

Editoria: Vininha F. Carvalho 14/06/2010

Com as diversidades de cenários e belezas regionais, o Brasil é um destino que atende às expectativas dos turistas mais exigentes e com interesses mais diversos. A proximidade do inverno remete a um dos mais belos e aconchegantes destinos brasileiros – o Rio Grande do Sul.

Com paisagem exuberante, diversidade cultural e qualidade gastronômica indiscutível, o Estado é o destino perfeito para agradar não só os olhos, mas também o paladar.

Conhecer e desfrutar este estado brasileiro com cenário europeu é a proposta do Roteiro Caminhos Temperados – Charme e Cultura do Sul, iniciativa de dez municípios gaúchos. Em uma única viagem é possível conhecer o turismo cultural, urbano e de aventura das regiões de Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves, incluindo as cidades de Canela, Nova Petrópolis, Garibaldi e Caxias do Sul, na Serra; Cambará do Sul, São Francisco de Paula, na região dos Campos de Cima da Serra; além de Viamão, vizinha da capital gaúcha.

Mesmo integrando várias cidades, Caminhos Temperados se apresenta com um destino único para uma viagem singular de oito dias, com atrativos e opções de lazer diferentes das conhecidas paisagens tropicais brasileiras.


Porto Alegre:

Porto Alegre é o grande centro urbano desta viagem. Colonizada por portugueses açorianos, a capital gaúcha incorporou traços culturais de imigrantes de todo o mundo numa demonstração bem sucedida de diversidade e pluralidade.

O turista terá opções para uma programação diversificada em atrações culturais, de lazer e na vida noturna de ambientes imperdíveis. Na gastronomia, Porto Alegre oferece experiências por aromas do mundo inteiro e não falta o bem servido churrasco, prato principal da culinária regional.

A bordo do city tour Linha Turismo, primeiro ônibus turístico de dois andares do país, o turista passará por mais de 20 atrativos históricos, arquitetônicos, culturais e naturais da cidade, num passeio descontraído.

Da capital, o trajeto continua por Viamão, pela Rota das Especiarias, passeios de barco, pousadas com café colonial e o Parque Estadual de Itapuã.



Gramado:

O clima do roteiro se completa com uma das paisagens mais belas da região, a Serra Gaúcha. Gramado atrai os visitantes com seu estilo bávaro, vias floridas, os famosos chocolates e os vários pontos turísticos. Ainda é possível aproveitar o comércio agitado de Canela e suas paisagens exuberantes; os jardins floridos com sotaque alemão do Parque Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis e o desafiador cânion Itaimbezinho, de Cambará do Sul. Se o clima ajudar, é possível ser contemplado com a neve, que costuma aparecer nas noites mais frias do inverno em São Francisco de Paula.



Bento Gonçalves:

As delícias de Bento Gonçalves (capital da uva e do vinho) poderão ser apreciadas, por exemplo, na visita ao Vale dos Vinhedos – composto por paisagens incrivelmente belas e uma sequência de vinícolas indescritível.

O visitante poderá aproveitar a vida noturna agitada e comércio diversificado de Caxias do Sul, além de conhecer a Estrada do Sabor e a Maria Fumaça em Garibaldi.

Oito agências de turismo gaúchas respondem pela comercialização do destino. O pacote de oito dias tem custo a partir de R$ 2,3 mil por pessoa, com hospedagem em apartamento duplo.







Fonte: Simone Cesário