Foz do Iguaçu ganha ligação áerea com o nordeste

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/05/2010

Foz do Iguaçu acaba de ganhar mais um voo diário. A TAM está lançando a ligação com Natal, com escala no Aeroporto Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. Agora, o Aeroporto Internacional Cataratas tem 17 voos diários (oito da TAM, cinco da Gol e quatro da Trip), mais dois voos extras da Gol e da TAM às quintas e domingos, e dois da Pluna às quartas e sábados.

Segundo Joacir Araújo, superintendente da Infraero no aeroporto de Foz, o destino ainda aguarda a aprovação de mais dois pedidos de voos diários da Trip, com as rotas Foz-Curitiba-Rio e Foz-São Paulo.

Independentemente da aprovação de novas rotas, o Aeroporto Internacional Cataratas deverá bater recorde de movimentação em 2010. O número de embarques e desembarques somou 362.584 nos primeiros quatro meses, percentual 47,3% superior ao mesmo período de 2009.

"A continuar nesse ritmo, a meta de atingir um milhão de passageiros até o final do ano será facilmente superada", estima Joacir.

Boa notícia:

O trade turístico de Foz comemora a expansão das opções de voos no aeroporto internacional da cidade. O vice-presidente do Convention & Visitors Bureau, Enio Eidt, lembra que Foz contava com apenas nove ligações aéreas, há três anos.

“Esse crescimento se deve ao esforço do trade turístico, com apoio da Itaipu. E a TAM tem sido uma parceira importante desse processo, atendendo a todas as reivindicações que fizemos até o momento”, afirmou.

Somente com o novo voo da TAM, que é noturno, estão sendo acrescentados 60 mil novos assentos por ano. A expectativa do trade é que turistas estrangeiros que procuram o Nordeste brasileiro estendam sua estadia no País por mais alguns dias, vindo à Terra das Cataratas.

Segundo Gilmar Piolla, presidente do Fundo Iguaçu, entidade responsável por ações de divulgação e promoção do Destino Iguaçu, novas rotas estão sendo negociadas com diversas companhias, tais como a ligação Foz-Santiago do Chile, pela Pluna, Belo Horizonte-Campinas-Foz, pela Azul, Caxias-Chapecó-Foz, pela NHT, Ribeirão Preto-Foz, pela Passaredo, Assunção-Foz, pela Sol, e Rio (Santos Dumont)-Foz e São Paulo (Guarulhos)-Foz, pela Ocean Air.

"A meta do trade turístico é chegar a 30 voos diários até 2014, com a disponibilidade de 5 mil assentos/dia. É um dos objetivos do setor a preparação do Destino Iguaçu para a Copa do Mundo no Brasil", adiantou Piolla.

Fonte: Itaipu Binacional