Rodas d´água são fonte de energia alternativa no Pesqueiro Maeda, em Itu (SP),

Editoria: Vininha F. Carvalho 02/12/2009

No Pesqueiro Maeda, em Itu (SP), a natureza é uma aliada na geração de energia para bombeamento da água que abastece os tanques de pesca.

O complexo de lazer dispõe de 26 bombas acionadas por rodas dágua - economia para o dono do pesqueiro e alívio para o meio ambiente, já que o mecanismo reduz o consumo de energia elétrica.

As rodas são instaladas em duas nascentes localizadas dentro da Fazenda Maeda, que abriga o pesqueiro. Em épocas chuvosas, elas chegam a movimentar aproximadamente 750 mil litros de água por dia. Em período de estiagem, as rodas giram menos e o volume de água bombeada cai para 250 a 300 mil litros diários.

O aproveitamento do recurso natural, gratuito e renovável, corresponde a 25% da água necessária para manter os tanques de pesca. E não são poucos. O complexo tem 115 mil metros quadrados de espelhos dágua em mais de 20 tanques.

Trata-se de um sistema de abastecimento de água eficiente, durável e econômico. Além disso, requer pouca manutenção. Segundo André Maeda, proprietário do Pesqueiro Maeda, a economia de energia equivale a uma bomba de 5 kVA funcionando 24 horas por dia.

Além disso, as 26 rodas dágua se tornaram ponto turístico no pesqueiro. Aos fins de semana, milhares de visitantes vão ao local para conhecer o mecanismo de bombeamento de água.

Fonte: Thaís da Silveira