CCBB recebe mostra inédita sobre design e sustentabilidade

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/11/2009

O Centro Cultural Banco do Brasil recebe, a partir do dia 30 de novembro, uma mostra inédita sobre design, tecnologia e sustentabilidade na exposição “Saint-Étienne, Cité du Design”.

A mostra vai apresentar as ideias e propostas de design e arquitetura sustentável através de projetos e obras da Bienal Internacional de Design Saint-Étienne 2008, realizada em Saint-Étienne, conhecida como a ‘cidade do design’ e considerada hoje um dos principais polos mundiais de design ao lado de Milão.
Concebida e produzida pelo Grupo AG de Brasília em parceria com a Embaixada da França no Brasil e a cidade de Saint-Étienne, a exposição tem curadoria do arquiteto italiano Nicola Goretti e da francesa Josyane Franc, responsável pelas relações internacionais da Cité du Design e da Escola Superior de Arte e Design de Saint-Étienne.

Um minilaboratório da cidade ecológica desenvolvida pelo filósofo e jornalista John Thackara poderá ser conferido no módulo Mini City Eco Lab, que propõe ideias inovadoras de adaptação da vida moderna dentro do conceito de sustentabilidade.

A apresentação agrupa uma série de propostas para um mundo sustentável buscando melhorar elementos da vida cotidiana como alimentação, energia, água, mobilidade e educação.

Dos projetos que integram a Mini City Eco Lab destaque para o Sopa da Cidade, dedicado à cidade de Saint-Étienne e à reconfiguração de espaços vagos para a implementação de microagricultura que produzirá legumes usados na fabricação de uma sopa da cidade; o Eco-Bairro, com grupos de cidadãos que exploram a energia que eles mesmos produzem, além de sistemas de reciclagem de lixo e reutilização de energia e água; e o Recuperador de Chuva, proposta de regar os jardins da cidade com a água das chuvas.

Outro destaque é a Cantina Menos de 80 Km, que propôs, durante os 15 dias da Bienal Internacional do Design 2008, um cardápio elaborado com alimentos de agricultura biológica provenientes de produtores situados a menos de 80 Km do local da cantina, limite máximo para que produtos frescos não precisem ser refrigerados. Assim, economiza-se energia no transporte de alimentos como ovos, leite e legumes.

O Relógio Citrus, de Anna Gram, tem design diferenciado e energia gerada pelas substâncias químicas do limão e é um exemplo do que o público também poderá encontrar nesta exposição.
Peças como o lustre elaborado com potes de vidro e fios elétricos, de Noemie Bonnet Saint-Georges, protótipos de garrafas de polipropileno cromado a vácuo e cabide fabricado com cordas de escalada recicladas integram o conjunto de obras que serão trazidas ao Brasil.

“A proposta é a realização de uma exposição sobre design e arquitetura sustentável da França com trabalhos da célebre Saint-Etienne, Cité du Design. Serão apresentados objetos e peças de design de talentos franceses e os projetos vencedores da Bienal Internacional de Design Saint-Etienne 2008”, explica o curador Nicola Goretti.

A exposição, que já passou por Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba, fica em São Paulo até o dia 31 de janeiro do próximo ano e traz, além da Mini City Eco Lab, os módulos Design Flight Number 10, que apresenta projetos desenvolvidos por designers franceses selecionados pela Bienal Internacional Design Saint-Étienne 2008 que questionam os modos de vida, criação, pesquisa e produção, e Cité Du Design - Fotografia e Vídeo, que propõe questões primordiais do design e do pensamento contemporâneo da França em relação à produção industrial e apresenta painéis com planta e origem do projeto da Cité du Design.

Um ciclo de conferências no dia 7 de dezembro complementa a exposição e recebe consagrados nomes do design francês e brasileiro que vão discutir os caminhos do design sustentável.


Cité du Design: Espaço de vanguarda

Antiga vila no interior da França, Saint Étienne se desenvolveu devido ao artesanato de armas brancas e armas de fogo durante o século XVI e se tornou uma cidade industrial.

Em 1859, foi criada a Escola Superior de Belas Artes que, em seguida, tornou-se a Escola Superior de Arte e Design de Saint-Étienne.

Em 1998 a escola promoveu a primeira Bienal Internacional de Design, acontecimento que impulsionou a criação da Cité du Design, em 2005, com uma visão do futuro.

A cidade foi concebida para agrupar todos os personagens do design do mundo econômico, cultural, artístico, científico e tecnológico.

Em 2008, a Bienal Internacional de Saint-Étienne completou 10 anos, evento original e único, construído como um fórum internacional que acolheu numerosos criadores brasileiros.

Serviço:

Abertura: 30 de novembro

Período: 1 de dezembro a 31 de janeiro de 2010

Horários: de terça a domingo, das 10 as 20 horas

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo - Rua Álvares Penteado,112, Centro - São Paulo

Entrada gratuita


Fonte: Alessandra Battochio Casolato