Editoria: Vininha F. Carvalho 20/11/2009
Sucesso de público e de participantes, o Festival de Canção das Águas terá uma nova edição em 2010. O anúncio foi feito pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, durante a solenidade de premiação dos vencedores, na quinta-feira(19/11) à noite.
O festival faz parte do 6º Encontro Cultivando Água Boa, que prossegue nesta sexta-feira no Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu.
“O Festival das Águas simboliza interpretar as emoções da água, numa demonstração clara de amor à mãe natureza. Por isso, e pelo sucesso de participação, vamos fazer a segunda edição desse show no próximo ano”, informou o diretor de Itaipu. Nelton também anunciou o lançamento do CD com as 12 músicas dos vencedores do concurso para a próxima edição em 2010.
“Vamos abrir o festival do ano que vem com as canções gravadas em CD dos calouros vitoriosos deste ano”, assegurou.
Espetáculo original:
A apresentação desta quinta reuniu os 24 finalistas das categorias “Compositor e Intérprete Popular Sertanejo”. Um dia antes, na quarta-feira, ocorreram as finais das modalidades “Compositor e Intérprete Popular”.
Nos dois dias de concurso, os calouros deram um espetáculo de musicalidade, ao interpretar músicas de autores consagrados, com temas relacionados ao meio ambiente, e muita originalidade, no caso das composições alusivas ao tema socioambiental proposto pelo festival. O júri que escolheu os melhores intérpretes e as melhores composições foi composto por músicos profissionais.
Disputa acirrada:
Com uma bela e firme apresentação, a cantora cascavelense Andréia Karen assegurou o primeiro lugar na categoria interpretação popular. Ela subiu ao palco para interpretar a canção “Foi Deus”. Na mesma noite de quarta-feira, Renê Luiz Fernandez, de Medianeira, garantiu o título na categoria composição popular.
A disputa de quinta-feira, na modalidade “Interpretação e Composição Sertaneja”, foi acirrada. Depois de mais de meia hora de reunião dos jurados, após o término das apresentações, o título de melhor “Interpretação Sertaneja” ficou com a dupla de Guaíra Anderson e Jeferson, que apresntaram o clássico sertanejo “Rancho Fundo”.
Canário Terra:
Na categoria “Composição Sertaneja”, valeu a parceria entre os iguaçuenses Carlos Roberto e Crys Vander, com a música “Canário Terra. A dupla já havia participado de outros festivais, mas não na categoria sertanejo.
Aos vencedores:
Os vencedores receberam certificados de participação, troféus e prêmios em dinheiro de R$ 2 mil a R$ 800, dependendo da posição no festival.
Os calouros também gravarão um CD com as 12 músicas classificadas entre os vencedores. Cada candidato vitorioso receberá um lote com mil CDs.