Reciclagem de óleo de cozinha é destaque em projeto no interior paulista

Editoria: Vininha F. Carvalho 19/11/2009

Dar um destino ecologicamente correto para o óleo de cozinha usado. Esse é o objetivo do Projeto Reviva o Óleo, uma iniciativa da Brejeiro, empresa brasileira que atua nos mercados de soja e arroz.

A ação promove o reaproveitamento do óleo para a produção de combustível renovável, o biodisel, além de possibilitar a redução dos impactos no meio ambiente, estimular a não-geração de resíduos e promover a reciclagem de garrafas pet, evitando assim, a geração de passivos ambientais.

De acordo com Michelle Miele, gerente do projeto, a Brejeiro visa manter a produção de óleos vegetais, mas com o diferencial de oferecer a seus clientes a conscientização da importância do descarte adequado depois de utilizado.

O Projeto atende prefeituras, escolas, empresas da Alta Mogiana (região nordeste do estado de São Paulo). O lançamento ocorreu em 2008 na cidade de Orlândia, onde se localiza a matriz da Brejeiro.

Atualmente atinge ainda Sales Oliveira, Morro Agudo, São Joaquim da Barra, Ituverava, Aramina, Guairá, Pontal, Cristais Paulista, Itirapuã, Buritizal, Nuporanga. Até o final do ano, Franca, Batatais, Igarapava, Miguelopolis , Pedregulho e Guará também vão aderir ao projeto.

A estimativa para 2010 é atingir todos os 29 municípios da Alta Mogiana. A empresa pretende a longo prazo expandir o projeto para todo o estado de São Paulo e para a região de Anápolis, em Goiás, onde a Brejeiro tem uma unidade fabril.

Para participar, as prefeituras devem assinar um convênio e, as empresas, um contrato de participação. Nas escolas é implantado um programa chamado Atitude Solidária. Os alunos são orientados a armazenar o óleo usado em garrafas pet de dois litros e são agendados dias de coleta. Todo óleo arrecadado nas escolas é convertido em créditos de produtos Brejeiro para entregar ao Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social dos municípios.

Pelo projeto a Brejeiro vai receber o Prêmio Responsabilidade Ambiental 2009 do município de São Joaquim da Barra em nome de todas as cidades da Alta Mogiana.

“Para a empresa, essa homenagem demonstra a responsabilidade, consciência, comprometimento e compromisso ambiental da Brejeiro para com a sociedade, comprovando engajamento nas Leis Sociais e Ambientais estabelecidas no país”, afirma Michelle.






Fonte: Regilene / Imais9prumo Comunicação