Editoria: Vininha F. Carvalho 05/11/2009
O ECOADVENTUR Litoral Norte/2010 será realizado entre os dias 22 a 31 de janeiro de 2010, na Praia do Centro, em Caraguatatuba, que é um dos mais belos cartões postais da região, a 80 quilômetros de São José dos Campos , no interior paulista.
No evento ensina-se, expõe-se e discutem-se propostas relacionadas à sustentabilidade socioambiental, à sustentabilidade empresarial e ao ecoturismo, esportes e turismo de aventura, que são vistos como fontes geradoras de renda, com baixo impacto ambiental.
Os visitantes podem participar de palestras, painéis, oficinas, e estreitar contato com a cultura regional e a Mata Atlântica, em trilhas no Parque Estadual da Serra do Mar.
Há também a possibilidade, no local do evento, de escalar uma parede de 12 metros de altura, descer pendurado numa corda tirolesa, praticar canoagem oceânica, assistir uma revoada de asas delta e parapentes e participar da Ginkana da Aventura e de jogos de praia.
Nos diversos Espaços Temáticos, o visitante tomará conhecimento das ações pró ativas de empresas e instituições, que estarão expondo projetos em seus estandes, durante os dez dias de evento.
Prevê-se um público de 7 mil pessoas por dia, visitando e participando das inúmeras atrações, numa área de 8.500m² localizada entre o mar e o calçadão da Avenida da Praia. A área, além de 2.500m² de piso de concreto, está em um terreno com dezenas de palmeiras, entrecortado por aléias, que chegam até à areia da praia e recebe a brisa do mar. A estrutura do ECOADVENTUR LN-SP/2010 prevê mais de 100 estandes, tendas, área de alimentação, auditórios para palestras e oficinas e até pista para test-drive.
Por que o Litoral Norte?
O ECOADVENTUR LN-SP/2010 foca a problemática socioambiental do Litoral Norte e regiões limítrofes, que compõem um verdadeiro santuário ambiental com sua reserva de Mata Atlântica a ser preservada a qualquer custo e uma belíssima seqüência de praias, muitas das quais, infelizmente, por causas da poluição estão constantemente interditadas pela CETESB para o banho de mar.
A região, entretanto, ainda oferece excepcionais condições para o ecoturismo e a prática do turismo de aventura. Por isso, o evento estimula o empreendedorismo com sustentabilidade, que gera renda e empregos para a população local, com baixo impacto no meio ambiente.
O evento está em sua 8ª edição, seis das quais realizaram-se em Caraguatatuba. Outras duas edições aconteceram em São José dos Campos em 2008 e 2009.
Os eventos ECOADVENTUR Regionais se definem como sendo um processo continuado de educação ecológica e estímulo ao desenvolvimento sustentável com atuação em regiões que apresentam problemas ambientais, sociais e econômico-sazonais.
ENPRO-ECO, FRECES e FERA:
O ciclo de palestras do ENPRO-ECO - Encontro Regional Pró-Sustentabilidade Socioambiental debaterá os grandes impactos e temas que estão sendo enfrentados atualmente pelo Litoral Norte e regiões vizinhas: a exploração do Pré-Sal; a ampliação do Porto de São Sebastião; o tráfego rodoviário e urbano com projetos e obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios e dos contornos na Rio-Santos; a base de gás em Caraguá, gasoduto e oleoduto no mar e serra acima; crescimento populacional explosivo versus saneamento básico; planos diretores municipais e a vontade política; e a gestão de resíduos sólidos.
O Encontro deve atrair um público bastante diversificado, formado por dirigentes das áreas de sustentabilidade - meio ambiente e social - de empresas e entidades públicas. Estudantes universitários, ambientalistas, educadores, funcionários públicos que atuam em meio ambiente, saúde, turismo e urbanismo, líderes comunitários e os alunos das escolas de ensino básico e médio também são esperados.
A FRECES - Feira Regional do Comércio e Empreendimentos Sustentáveis é uma exposição aberta a empresas comerciais, industriais e de serviços - privadas, mistas ou públicas - que praticam ou apóiam métodos e ações sintonizadas com os conceitos de sustentabilidade, em prol da melhor qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Seus públicos-alvo são os moradores de Caraguá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba; os turistas e veranistas que visitam o Litoral Norte em janeiro, vindos prioritariamente de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, São Paulo, Guarulhos, Campinas e Minas Gerais.
As palestras e oficinas do FERA - Festival Regional de Ecoturismo, Esportes e Turismo de Aventura estimularão o debate de temas como o empreendedorismo em turismo sustentável, a organização e normatização das especialidades, os circuitos turísticos, a sazonalidade turístico-econômica e a certificação de operadoras.
Os expositores do Espaço dos FERAS mostrarão as atividades de turismo de
aventura e ecoturismo encontradas no Litoral Norte e regiões próximas com Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira e Serra da Bocaina, além de estimularem os esportes e turismo de aventura na terra, na praia, no mar e no ar. Este eixo do evento atrai um público jovem repleto de esportistas, estudantes e profissionais de turismo. Os visitantes poderão participar da Ginkana de Aventura, ampliar o conhecimento e até fazer clínicas de esportes como canoagem oceânica, vôo livre, caminhadas e trilhas, arvorismo, escalada, tirolesa, vela, windsurf, kitesurf, surf, mergulho, jogos de praia e outros.