Editoria: Vininha F. Carvalho 27/10/2009
Na quarta-feira, 28 de outubro, serão conhecidos os vencedores da décima edição do prêmio EcoPET, conferido pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), durante cerimônia no auditório nobre da Fiesp, em São Paulo. O clima é de entusiasmo.
A exemplo dos anos anteriores, os finalistas nas categorias Coleta e Separação, Educação Ambiental e Pesquisas e Processos serão escolhidos por um corpo de jurados e pelos integrantes da platéia, que têm direito a voto.
Cada finalista faz uma apresentação mostrando objetos e trabalhos feitos com PET, que vão desde um top e uma carteira superfashion a uma argamassa para a construção civil, que contém PET reciclado em sua composição.
Presidida por Auri Marçon, a Abipet anunciará ainda na Fiesp os vencedores das categorias Ação de Empresa e Reportagem Ambiental, que estreou nesta edição.
A cerimônia é enriquecida também pela apresentação dos trabalhos dos cinco finalistas em Artesanato, que expõem suas peças de decoração e vestuário no local.
Na categoria Pesquisas e Processos, uma das finalistas é a caixa plástica dobrável feita de PET reciclado, da Ice Pack e Inovatec Inovação Tecnológica, que compõe um sistema para substituir as sacolas plásticas. O outro trabalho faz uso do material moído como agregado para a obtenção de argamassa, substituindo a areia na construção.
O alto nível dos trabalhos inscritos na categoria Educação Ambiental resultou na escolha de três finalistas: o Programa "Reciclagem na Escola", que inclui cidades como Osasco, Itapevi, Diadema e Carapicuíba.
O projeto "Ecorrecreação: com as garrafas PET se aprende brincando", de Marlon Luis Lucchini, de Novo Hamburgo (RS), que através de uma metodologia lúdica de ensino, possibilita a construção e aplicação de jogos e brinquedos com o PET.
"Lixo no Lixo, Cidade no Capricho" é o título do projeto inscrito pelo jornal A Tribuna, que visa desenvolver um trabalho de reciclagem junto à comunidade de Santos (SP) e região.
Os finalistas da categoria Coleta e Separação são as cooperativas Cooperyara, de Barueri, e Avemare, de Santana do Parnaíba.